25 fevereiro 2014

ARCIPRESTADO DE FAMALICÃO ORGANIZA DIA DO ACÓLITO

Fotografia

A Pastoral Litúrgica e dos Sacramentos do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, em conjunto com um grupo de acólitos coordenadores provenientes de algumas paróquias do arciprestado, organiza mais uma edição do Dia Arciprestal do Acólito no próximo sábado, dia 1 de março, refere o arciprestado em nota à imprensa.

Desta feita, o encontro terá lugar no Instituto Nun’Alvres (INA), também conhecido como Colégio das Caldinhas, instituição de ensino da Companhia de Jesus, situado na paróquia de Areias. O tema da jornada deste ano é “Desenhados por Deus”, destinando-se aos acólitos de todas as comunidades paroquiais do arciprestado famalicense.

Relativamente ao programa, depois da concentração e acolhimento a partir das 9h00, segue-se a celebração da Eucaristia às 10h00. Depois disso, os acólitos participantes serão divididos em três grupos, consoante a faixa etária (dos 6 aos 10, dos 11 aos 14 e com mais de 15 anos), para assistirem a um filme, ao qual se seguirá uma pequena reflexão. O intervalo de almoço decorre das 13h00 até às 14h00. Para a parte da tarde estão agendadas algumas atividades teórico--práticas, até às 16h00. A iniciativa termina com a Oração Final, à qual se segue um lanche convívio por volta das 16h30.

A propósito de mais esta iniciativa, que vai já na sua sexta edição, o arciprestado de Vila Nova de Famalicão ressalta a importância deste dia como «um momento de formação, partilha e convívio proporcionado a todos os acólitos, que os ajudará, certamente, a melhor perceber e sentir a importância e a riqueza do seu ministério, como aqueles que, deixando-se desenhar por Deus, servem com Fé e alegria a mesa do banquete da Eucaristia».

DM, 25 de Fevereiro de 2014