26 fevereiro 2014

BARCELOS TEM II SEMANA BÍBLICA

Fotografia

Terá lugar entre os dias 23 e 30 de Março a II Semana Bíblica Arciprestal de Barcelos, sob o tema "Que Rosto de Deus para este Mundo?". Entre os conferencistas contam-se o bispo de Lamego, D. António Couto, Frei Bento Domingues e o prof. José Carlos Carva

D. António Couto e frei Bento Domingues participam na II Semana Bíblica Arciprestal de Barcelos, que, de 23 a 30 de março, vai ter lugar no auditório municipal de Barcelos, sob o tema “Que rosto de Deus para este mundo (ricos/pobres)?”.

O Bispo de Lamego vai estar em Barcelos no dia 26, dando uma conferência intitulada “Um Deus que vê, ouve, conhece e desce”, enquanto que o sacerdote dominicano profere a sua conferência no dia 24, intitulada “A Bíblia, palavra de Deus, luz para as palavras, os acontecimentos e as solidariedades de hoje”.

O terceiro conferente desta semana bíblica é José Carlos Carvalho e estará em Barcelos no dia 28, proferindo a sua conferência a que deu o nome “O Deus pobre e a pobreza de Deus”.

No dia 23, grupos da catequese percorrem os sete sacramentos no Jardim das Barrocas, terminando com a celebração da Eucaristia, explicada passo a passo, em frente do Senhor da Cruz.

Está pevisto realizar-se dois “cafés bíblicos”, na terça, dia 25, no Café Visage, e na quinta, dia 27, no Panorâmico da Bagoeira. No sábado, dia 29, o grupo de leitores faz uma encenação no espaço envolvente da igreja Matriz de Barcelos, intitulada “Rostos humanos de Deus na poesia portuguesa”.

Para os cafés bíblicos, está prevista a presença de um “personagem-mistério”, que, em 15 ou 20 minutos, apresente alguns tópicos da conferência do dia anterior, os quais servirão para abrir diálogo.

Segundo os organizadores desta semana bíblica, com a presença do personagem-mistério, «pretende-se um olhar “diferente” daquele com que os cristãos estão habituados a olhar e a posicionar-se diante de um tema bíblico. Não se pretende polémica, mas antes um olhar crítico que ajude a todos a crescer na procura da verdade».

DM, 26 de Fevereiro de 2014