Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 23 Jan 2016
Jornadas Internacionais "Mulheres Proféticas"
Maria de Fátima Sousa e Silva, Isabel Morujão, María José Pérez e Alfredo Martín García são os conferencistas da iniciativa.

No dia 10 de Fevereiro realizam-se, na Universidade Católica Portuguesa - Pólo Regional de Braga - as Jornadas Internacionais "Mulheres proféticas na Literatura, História e Cultura", organizadas pelo Centro de Estudos Filosófico-Humanísticos, através do Grupo de Estudos Literários. A iniciativa tem início pelas 09h30 (após inscrições e acolhimento) e termina pelas 18h30.

Os temas passam pelas "Imagens clássicas, históricas e mitológicas da mulher profética", "Representações da mulher e do profetismo na História, na Arte e na Literatura moderna e contemporânea" e "Formas variadas de controlo e de perseguição dos poderes femininos (mulher-bruxa) ao longo dos tempos".

Os conferencistas convidados são os professores Maria de Fátima Sousa e Silva (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Isabel Morujão (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e María José Pérez e Alfredo Martín García (Universidade de León).

A iniciativa é organizada pelos docentes Maria José Ferreira Lopes, Alexandra Patrícia Lopes Esteves, Ana Paula Figueiredo Pinto e José Cândido de Oliveira Martins.

"Pela sua sensibilidade, intuição e conhecimentos especiais, a Mulher foi sendo associada a várias formas de adivinhação e de magia, de profecia e de conhecimento do futuro. Em todo o caso, até como reação a essas capacidades superiores, a Mulher também sofreu incompreensões, preconceitos e violências por parte de culturas eminentemente patriarcais que, associando-a à luxúria e ao demoníaco (bruxa, agente de Satã), a olharam como ser perigoso e maléfico", pode ler-se na apresentação do evento.

Para mais informações pode consultar a página Mulheres Proféticas ou enviar um e-mail para secretaria.ffcs@braga.ucp.pt.

Palavras-Chave:
Mulheres  •  UCP  •  Jornadas