Arquidiocese de Braga -
22 maio 2004
PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS
Cón Dr Valdemar Gonçalves
\nA Solenidade do Corpo de Deus celebra-se, este ano, no dia 10 de Junho.
“Do mistério pascal nasce a Igreja. Por isso mesmo, a EUCARISTIA, que é o sacramento por excelência do mistério pascal, está colocada no centro da vida eclesial”.
A solenidade que nesse dia celebramos e onde a Procissão com o Corpo do Senhor desempenha expressiva manifestação de Fé, propõe-se exaltar “a EUCARISTIA como fonte e cume da vida e da Missão da Igreja”.
A Santa Missa celebra-se às 17 horas, na Catedral, organizando-se, de imediato, a Procissão, que percorrerá as habituais ruas da cidade. A saída será às 18 horas.
São convidados todos os sacerdotes, que o possam fazer e residentes na área da cidade, diocesanos ou religiosos, os alunos dos Seminários e os membros das Congregações e Institutos.
Como vai sendo um bom costume o Arciprestado convida todas as paróquias da sua área a tomarem parte nesta Solene Procissão do Corpo de Deus e assume um papel primordial na sua organização.
Para facilitar lembramos que as Zonas Pastorais do Arciprestado se devem concentrar, a partir das 17,30 horas, nos locais do costume:
Zona do Cávado – Praça do Município
Zona Este/Veiga – Largo de S. Paulo, em frente da Igreja do Seminário
Zona do Este – Rossio da Sé
Zona da cidade – Em frente da Catedral – Rua D. Paio Mendes
A Procissão sairá, com toda a solenidade, integrando o Cabido e os estandartes da Sé Catedral, devendo os Acólitos, com os turíbulos e o incenso, caminhar à frente do Palio.
Deverá associar-se, com fé e piedade, o maior número de fiéis a esta Procissão do Corpo de Deus, nomeadamente as crianças que nesse dia realizaram a sua Primeira Comunhão, bem como os adolescentes da Profissão de Fé, que para esse dia devem guardar as suas túnicas.
Cada paróquia far-se-á acompanhar pela Cruz Paroquial com dois acólitos e um estandarte Eucarístico ou bandeira do Sagrado Coração de Jesus.
Cón. Valdemar Gonçalves
Vigário Geral
Partilhar