Arquidiocese de Braga -

18 novembro 2007

XXXIII Domingo do Tempo Comum

Default Image
Fotografia

Dia dos Seminários Diocesanos 18 de Novembro

\nAdmonição inicial
A certeza da vitória final de Cristo, longe de nos fazer desanimar e baixar os braços, anima-nos a trabalhar sem descansar na construção do Reino de Deus. Ávida de cada cristão, no hoje da história, é chamada a ser anúncio do «dia do Senhor», para que todos possam conhecer Cristo, verdadeiro «Sol da justiça, que traz nos seus raios a salvação».
Na vida quotidiana dos nossos Seminários, no silêncio da oração e do estudo, se prepara este novo amanhecer. Num mundo dilacerado por tantas contradições, a vida dos que aceitam o chamamento do Senhor para uma entrega radical de serviço à Igreja, é proclamação luminosa e profética dum mundo novo e duma vida nova.
Celebrar o Dia dos Seminários significa comprometermo-nos responsavelmente neste projecto, que é iniciativa divina, com a nossa oração perseverante e a nossa partilha generosa. Nesta celebração rezemos pelos seminários e confiemos, com esperança, nas mãos de Deus, o futuro da Igreja e do mundo.
Oração dos fiéis
Presidente:
Na conclusão da Semana dos Seminários, suplicando a Deus pelo futuro da Igreja e do mundo, apresentemos a nossa oração dizendo:
Senhor, condutor da Igreja e da História, ouvi-nos.
1. Pela Igreja, Sacramento do Reino de Deus no meio dos homens, para que se renove na resposta criativa e fiel, aos desafios dos novos tempos, oremos irmãos.
2. Pelo Papa, pelo nosso Bispo e por todo o clero, para que sejam construtores do novo mundo anunciado pela ressurreição de Cristo, oremos irmãos.
3. Pelos nossos Seminários, em especial pelos jovens que ali são preparados para o sacerdócio, para que se deixem renovar pela palavra de Jesus e se entreguem à Igreja cheios de confiança, oremos irmãos.
4. Pelos formadores e professores dos nossos Seminários, para que sejam um sinal de fidelidade à missão da Igreja e aos desafios permanentes do Espírito Santo, oremos irmãos.
5. Pelos jovens que Deus está a chamar e a preparar para o futuro dos nossos seminários, para que sejam ousados na confiança em Deus, oremos irmãos.
6. Pelos nossos movimentos juvenis e por toda a pastoral juvenil, para que construindo o futuro das nossas comunidades, se deixam interpelar constantemente pelos apelos vocacionais de Deus, oremos irmãos.
7. Pela nossa comunidade, para que alimentando o amor ao sacerdócio, crie o terreno propício para novas vocações sacerdotais, oremos irmãos.
Presidente:
Atendei Senhor as nossas súplicas e tomai-nos construtores confiantes do futuro da Igreja e do mundo, que iniciastes na ressurreição de Jesus Cristo, nosso Senhor.