Arquidiocese de Braga -
16 junho 2009
Ano Sacerdotal
D. Jorge Ortiga
Abertura: Barcelos - 19 de Junho
No dia 19 de Junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, inicia-se no mundo católico a vivência dum “Ano Sacerdotal”. Ao celebrar os 150 anos da morte de S. João Maria Vianey, o Santo Cura d’Ars, o Povo de Deus e, particularmente, os sacerdotes são convidados a rever a sua verdadeira identidade sacerdotal como modo de servir melhor, em Igreja, o mundo moderno.
Na Arquidiocese de Braga, pretende-se que os sacerdotes ousem efectuar um sério exame de consciência sobre o seu “ser” e “agir” na doação ao nosso Povo que necessita dum encontro com a Palavra de Deus.
Deverá ser um acontecimento de graça para cada um a partir dum confronto com Cristo-Palavra que quer continuar a agir através de mediadores que assumem uma vocação de serviço e não uma profissão de prestadores de tarefas eclesiais.
Para este redescobrir a alegria e o encanto de ser padre hoje, várias iniciativas irão surgir que nunca poderão distrair do Programa Pastoral centralizado no “acolher a Palavra”. Pelo contrário, o sacerdote é anunciador duma Boa Nova para hoje e manifestar que, como ninguém, a acolhe na sua integridade e com todo o seu radicalismo.
Para abrir solenemente este Ano Sacerdotal e com a preocupação de colocar o ministério sacerdotal numa pastoral de dinâmica onde o arciprestado surge como unidade pastoral, teremos, na Igreja Matriz de Barcelos, Vésperas, com todos os sacerdotes e fiéis das suas paróquias, no dia 19 de Junho, às 21h30. O Arciprestado de Barcelos é o maior em número de paróquias e os sacerdotes, por sua iniciativa, já tinham organizado esta celebração.
Que todos os sacerdotes se empenhem em tornar, dum modo pessoal, este ano em graça, para que toda a Pastoral Arquidiocesana venha a beneficiar deste compromisso de cada um. Que o Santo Cura d’Ars nos faça acreditar na força da intimidade com Deus para um ministério capaz de atrair o Povo de Deus.
† Jorge Ortiga, A.P.
Partilhar