Arquidiocese de Braga -

24 março 2011

XXIII JORNADAS TEOLÓGICAS

Fotografia

Colaborador

A Revista Cenáculo e a Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia - Braga realizam, entre os dias 5-7 de Abril, as XXIII Jornadas Teológicas, sob o lema "Pobreza hoje! Economia de amanhã".

\n

 

A Cenáculo (Revista dos Alunos da Faculdade de Teologia – Braga) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia – Braga promovem entre os dias 5 a 7 de Abril, pelas 21:15h, as XXIII Jornadas Teológicas com o tema “Pobreza Hoje! Economia de Amanhã?”

A pobreza, ontem como hoje, foi alvo de estudo, reflexão e preocupação. Olhando para a situação actual de recessão económica que Portugal tem vindo a atravessar, nomeadamente, desemprego, trabalho precário, jovens sem perspectivas de futuro, endividamento excessivo, aumento do custo de vida, medidas de austeridade (corte de apoios a IPSS’s, redução de vencimentos, limitação aos serviços de saúde, parcas aposentações, diminuição de apoio ao ensino privado), torna-se pertinente abordar a temática bem presente, que afecta grande parte da população portuguesa. Dentro desta conjuntura económica, quais as perspectivas futuras a ter? Surgirão novos paradigmas económicos? Serão eles resolução? Tendo em conta as problemáticas apontadas, organizamos as Jornadas alusivas a este tema.

No dia 5 teremos a presença do Professor Doutor Alfredo Bruto da Costa, Presidente da Comissão Nacional de Justiça e Paz, que irá apresentar a situação da pobreza em Portugal.

Seguidamente, no dia 6, o Professor Doutor João César das Neves, Professor Catedrático da Universidade Católica Portuguesa – Lisboa, desenvolverá a problemática da pobreza na relação com a Economia, numa conferência orientada pelo Professor João Pedro Gonçalves, docente da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa - Braga.

Por último, no dia 7, a Professora Doutora Maria Manuela Silva, Professora Catedrática da Universidade Técnica de Lisboa e investigadora no âmbito da Política Económica e Social, apontará propostas numa perspectiva da Economia de Amanhã. No desenrolar da sua exposição, irá propor novos modelos que visem uma Economia mais justa e solidária.

Do exposto consideramos, que é importante participar nas XXIII Jornadas Teológicas, visto que, a questão da pobreza diz respeito a todos.

Deste modo, convidamos todos os interessados a participar nestas Jornadas, relembrando desde já que a entrada é gratuita.