Arquidiocese de Braga -
7 janeiro 2012
MENSAGEM DA ARQUIDIOCESE A D. MANUEL MONTEIRO DE CASTRO
Colaborador
No contexto da recente nomeação cardinalícia de D. Manuel Monteiro de Castro, a Arquidiocese de Braga publica a recente mensagem de felicitação.
Parabéns D. Manuel Monteiro Castro!
Reunidos no Paço Arquiepiscopal, no dia 7 de Janeiro, para o tradicional encontro de Reis - altura propícia para a formulação de desejos sinceros e recíprocos de “Bom Ano Novo” -, o Senhor Arcebispo Primaz e o Cabido da Sacrossanta Basílica Primacial de Braga expressaram em uníssono o maior regozijo pela integração de D. Manuel Monteiro de Castro no corpo cardinalício. A Arquidiocese de Braga sente-se, de facto, lisonjeada por ver um dos seus ilustres membros integrado no corpo dos Cardeais e louva Deus por tão honrosa distinção conferida a um dos seus filhos.
Conforme notícia divulgada pelo Diário do Minho, o Papa Bento XVI convocou o novo consistório - onde o Prelado bracarense, juntamente com outros 21 bispos, receberá a púrpura cardinalícia -, para o próximo dia 18 de Fevereiro, em Roma. Será, certamente, um dia de festa para a Igreja Universal, para a Igreja portuguesa, para a Igreja bracarense.
A presença de fiéis da nossa Arquidiocese, no dia da festa, em Roma, ajudará a exteriorizar a alegria que todos sentimos por tão jubiloso acontecimento. Certamente não faltarão possibilidades de deslocação, alojamento e participação.
D. Manuel Monteiro de Castro tem gasto a sua vida ao serviço da Igreja Universal, primeiro no serviço diplomático da Santa Sé (tendo marcado presença no Panamá, na Guatemala, no Vietname, na Austrália, no México, na Bélgica, em Trinidade e Tobago, na África do Sul e em Espanha), ultimamente, na Cúria Romana, primeiro como Secretário da Congregação para os Bispos, depois como Consultor para a Doutrina da Fé e secretário do Colégio Cardinalício, agora como responsável pela Penitenciaria Apostólica, um dos três tribunais da Cúria Romana.
Além do regozijo por esta nomeação, expressamos a D. Manuel a maior gratidão pela entrega que faz da sua vida e deixamos-lhe a certeza das nossas orações e da nossa união em Cristo Jesus.
Braga, 7 de Janeiro de 2012
+ D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, Arcebispo Primaz
Cón. José Paulo Leite de Abreu, Deão do Cabido
Partilhar