Arquidiocese de Braga -

15 fevereiro 2013

GUIAS CELEBRAM DIA MUNDIAL DO PENSAMENTO

Fotografia

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

A região de Braga da associação juvenil Guias de Portugal vai celebrar, no próximo dia 24 de fevereiro, mais uma edição do Dia Mundial do Pensamento. Esta iniciativa decorre, este ano, em Braga, estando a concentração marcada para as 09h00 junto à igreja

\n

A região de Braga da associação juvenil Guias de Portugal vai celebrar, no próximo dia 24 de fevereiro, mais uma edição do Dia Mundial do Pensamento.

Esta iniciativa, que anualmente mobiliza esta associação juvenil feminina, decorre, este ano, em Braga, estando a concentração marcada para as 09h00 junto à igreja de S. Lázaro.

O tema proposto para este ano centra-se no quarto e quinto objetivos do milénio, que são, respetivamente, a “redução da mortalidade infantil” e a “promoção da saúde materna”.

O programa do dia inicia-se com uma eucaristia na igreja de S. Lázaro, que decorre a partir das 10h00, e vai ser presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

No final da eucaristia, se as condições meteorológicas forem favoráveis, o grupo deslocar-se-á para o parque da Ponte, onde vão realizar-se as restantes atividades programadas.

Pelas 11h00, estão agendados diversos “ateliers” sobre a história do guidismo, o Dia Mundial do Pensamento, os centros mundiais e o “Tostão Mundial”.

Após o almoço, está agendado um concurso de gritos e o início da “maratona do tricô”. Esta última atividade, que consiste no tricotar de mantas de lã, vai contar com o contributo de antigas guias e de familiares das atuais. As mantas, assim como outros materiais tricotados pelas guias nos dias antecedentes ao Dia Mundial do Pensamento, vão ser doados ao Lar de S. José, instituição bracarense que acolhe mães adolescentes.

Pelas 14h30, vão decorrer os Jogos de Ramo, encerrando-se esta jornada com a entrega simbólica de insígnias, e com a escolha dos mealheiros vencedores do Tostão Mundial.

Recorde-se que o Dia Mundial do Pensamento foi estabelecido em 1926, na quarta conferência Internacional do Guidismo e escutismo feminino, celebrando-se anualmente a 22 de fevereiro, dia do Aniversário do Fundador, Baden-Powell e da sua esposa, Lady Baden-Powell.

Para qualquer guia esta é uma data sempre marcante, «não só por assinalar o aniversário dos fundadores», mas também por ser oportunidade para sublinhar «os valores e ideais» comungados por esta associação católica.

A região de Braga da associação Guias de Portugal está a atravessar, neste momento, uma fase de crescimento e consolidação, tendo fundado recentemente mais quatro companhias, a última das quais em S. Lourenço de Sande (Guimarães).