Arquidiocese de Braga -

23 fevereiro 2013

SENHORA DA FÉ PERCORRE ARCIPRESTADO DE VIEIRA DO MINHO

Fotografia

A imagem de Nossa Senhora da Fé continua a sua visita às paróquias de Vieira do Minho, iniciada em dezembro último. Recorde-se que a imagem da padroeira deste arciprestado está a ser venerada durante oito dias em cada comunidade paroquial. Tendo como mote

\n

A imagem de Nossa Senhora da Fé continua a sua visita às paróquias de Vieira do Minho, iniciada em dezembro último. Recorde-se que a imagem da padroeira deste arciprestado está a ser venerada durante oito dias em cada comunidade paroquial. Tendo como mote o Ano da Fé, esta peregrinação itinerante tem sido oportunidade para “provocar” os fiéis de Vieira do Minho, através de propostas de reflexão e oração.

Segundo o padre Alcino Dias da Silva, Arcipreste de Vieira do Minho, «cada paróquia agenda os actos celebrativos, tendo em atenção o ano que se vive e o fomento da oração e da formação religiosa», sublinhando que a iniciativa está a ser «bem-sucedida».

«Neste momento, a imagem encontra-se a percorrer as paróquias da ribeira Cávado e, segundo os párocos, tem havido uma adesão bastante boa e a visita tem sido aproveitada para uma catequese mais aprofundada sobre a fé», acrescentou o sacerdote, salientando as ações promovidas nas paróquias de Ventosa, Covas e Louredo.

A passagem da imagem tem sido oportunidade para agendar diversas iniciativas e celebrações. Para além de eucaristias, terços e adorações eucarísticas, têm -se realizado procissões, visitas a doentes e idosos e pregações que têm em vista uma vivência mais profunda deste Ano da Fé.

A imagem mariana já realizou sensivelmente um terço da sua peregrinação, tendo visitado oito paróquias do arciprestado, e faltando 14 para finalizar o percurso.

Desde o passado sábado, a imagem da Senhora da Fé encontrava-se a percorrer a paróquia de Louredo, tendo ontem partido em direção à paróquia de Salamonde, onde vai permanecer durante os próximos oito dias. Seguem-se as paróquias de Ruivães, Campo e Soutelo.

A imagem iniciou a sua peregrinação no dia 29 de dezembro, na paróquia de Eira Vedra, terminando oficialmente no dia 9 de junho, com a realização da peregrinação  arciprestal até ao santuário mariano de Cantelães. Esta peregrinação, que habitualmente se realizava no primeiro domingo de junho, vai passar a realizar-se no segundo domingo, dado que coincide com a peregrinação arquidiocesana ao Sameiro.

«O desejo e a vontade do Senhor Arcebispo, de que a peregrinação à Senhora da Fé fosse desfasada da peregrinação ao Sameiro, vai possibilitar aos fiéis vieirenses a participação nesta peregrinação e, por outro lado, a presença de D. Jorge Ortiga ou um dos bispos auxiliares na peregrinação em Vieira do Minho», referiu ainda o padre Alcino Dias da Silva.

Uma devoção com quase três séculos

O santuário de Nossa Senhora da Fé é um dos ex-librs de Vieira do Minho. Situado na freguesia de Cantelães, no cimo do monte de Santa Cecília, detém uma capela, de feição barroca, construída em 1759 após o aparecimento de uma imagem de Nossa Senhora, perto do atual recinto.

Junto ao santuário existe ainda um cruzeiro monumental com 30 metros de altura, que pode ser avistado da vila, e ainda um nicho construído no tronco de uma árvore que alberga a imagem de Nossa Senhora.

A devoção à Senhora da Fé é a mais destacada devoção mariana de Vieira do Minho, daí ser a escolhida para acolher a peregrinação arciprestal.

Uma das tradições mais curiosas, associadas a esta devoção, era o facto dos peregrinos “pagarem” as suas promessas, fazendo-se transportar dentro de um caixão ou envolvidos numa mortalha.