Arquidiocese de Braga -
27 fevereiro 2013
O PAPEL DOS RECASADOS NA IGREJA
Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social
A pastoral familiar da Arquidiocese de Braga, em conjunto com o auditório Vita, vão realizar uma iniciativa que visa refletir e aprofundar o papel dos recasados na Igreja e a importância de testemunharem a sua fé. O programa consta de um tríptico compost
A pastoral familiar da Arquidiocese de Braga, em conjunto com o auditório Vita, vão realizar uma iniciativa que visa refletir e aprofundar o papel dos recasados na Igreja e a importância de testemunharem a sua fé.
O programa consta de um tríptico composto por declamação, exibição de um filme e representação teatral, que vão decorrer em três sextas-feiras da Quaresma, nos dias 1, 8 e 15 de março, a partir das 21h30, no auditório Vita.
Para o dia 1 de março está agendada a declamação da carta "Aos casais em situação de separação, divórcio e nova união", da autoria do Cardeal Tettamanzi. A declamação será feita pela voz de Márcia Breia e de António Durães, dois atores reconhecidos do cenário mediático.
Na sexta-feira, dia 8 de março, vai ter lugar a exibição do filme "Fiel Companheiro", de Laurence Kasdan, seguido de um comentário pela especialista Margarida Avillez, do grupo de cinema do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
Para o último dia do tríptico, 15 de março, está reservada a apresentação da peça de Gil Vicente, "O auto de Maria Parda", que será protagonizada pela companhia Teatro Ensaio.
Esta iniciativa, que vai ter como mote “O Senhor está próximo daqueles que têm o coração ferido”, tem como objetivo auxiliar à criação de «uma mentalidade de abertura a quem sofre e procura na Igreja a compreensão» e a rejeição da «condenação taxativa de quem não quer procurar formas de dialogar e acolher».
«Sabemos o quão doloroso é para todos os casais uma separação. Mesmo que, por vezes, uma relação já não parece ter sentido, as dores de uma separação marcam a vida do casal e da família para toda a sua vida. Não terão o direito de serem felizes refazendo as suas vidas? Porque é que ainda hoje encontramos muito desconhecimento, preconceito e pouca vontade em conhecer a doutrina da Igreja também nesta matéria?», acrescenta a organização, numa nota informativa.
Recorde-se que esta é a segunda iniciativa realizada pela Arquidiocese de Braga no âmbito da pastoral dos recasados, dado que, no próximo dia 22 de fevereiro, pelas 21h00, o Bispo auxiliar D. Manuel Linda vai encontrar-se com casais em união de facto ou apenas casados civilmente, em iniciativa inserida no programa das visitas pastorais que este prelado está a efetuar à Zona Pastoral de Pevidém, no Arciprestado de Guimarães e Vizela.
Partilhar