6 abril 2013

Dia Arquidiocesano da Juventude a 13 de abril em Vizela

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

No próximo sábado, dia 13 de abril, a Arquidiocese de Braga vai viver o seu maior encontro juvenil anual. O Dia Arquidiocesano da Juventude, promovido pelo Departamento Arquidiocesano da Pastoral Juvenil, realiza-se, este ano, na cidade de Vizela, tendo como tema base “Os sentidos da Fé”.
Segundo Alberto Gonçalves, coordenador deste departamento pastoral, «as expetativas são muito altas» e o interesse crescente nesta iniciativa faz pressupor um número de participantes «na ordem de um milhar».
A organização e logística desta iniciativa está a cargo da equipa arciprestal da pastoral juvenil de Guimarães e Vizela, que vai desenvolver uma série de atividades que pretendem envolver os jovens na «exploração dos cinco sentidos humanos na sua relação com a fé».
O acolhimento aos participantes vai ser efetuado na igreja de São Miguel, a partir das 14h00. Em seguida, por volta das 15h00, os jovens vão ser encaminhados para cinco pontos diferentes da cidade, onde vão ser realizados workshops, nomeadamente para o Centro Paroquial de S. Miguel, para a sede do Programa Alimentar, Jardim Manuel Faria, igreja de S. João e parque das Termas.
Um dos momentos mais originais do programa deste Dia Arquidiocesano da Juventude vai ser a manifestação de fé, que vai decorrer entre a praça da República e a igreja de S. Miguel, onde vai ser celebrada a eucaristia, na qual estará presente o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.
Este momento, inspirado nas muitas manifestações que têm marcado o quotidiano nacional nos últimos tempos, pretende ser uma grande demonstração pública da fé em Jesus Cristo.
A eucaristia, que tem início marcado para as 18h30, vai contar com a participação do Coro Jovem da Zona Pastoral de Vizela.
Após o jantar, os participantes seguem para o Fórum Vizela, onde vai decorrer o Café Música. Este momento conta com a atuação de dois grupos musicais do arciprestado e, ainda, com uma “Cristoteca”, um conceito cristão de discoteca, que vai contar com a animação do DJ Johnny The Bass, que marcou presença na última edição do Festival Jota.
«O objetivo do Dia Arquidiocesano da Juventude é congregar os jovens da Arquidiocese de Braga para um dia diferente onde podem testemunhar a sua fé e partilhar experiências», referiu ainda Alberto Gonçalves, sublinhando que esta iniciativa se realiza sempre «no segundo domingo de Páscoa», dado que o Dia Mundial da Juventude coincide com o Domingo de Ramos, «dia em que os jovens são necessários nas suas comunidades paroquiais».
O Dia Arquidiocesano da Juventude, que se realiza anualmente, destina-se a todos os jovens da Arquidiocese, de qualquer um dos 14 arciprestados, movimentos ou grupos pastorais, sendo a inscrição gratuita.
Este ano, a organização deixou um convite aos párocos «para que tragam os adolescentes do 10.º ano de catequese a esta iniciativa».

Calendário preenchido com Fátima Jovem, Jornadas Mundiais e Taizé

Este ano é ano de Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer entre os dias 19 e 27 de julho na cidade brasileira do Rio de Janeiro, e vai contar com a presença do Papa Francisco. Dada a distância e o preço das viagens, o coordenador do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Juvenil não espera uma significativa adesão.
«Sabemos que, por razões económicas, não teremos muita gente a ir às Jornadas, por isso mesmo, aderimos à proposta do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil numa perspetiva de centralização da logística», refere Alberto Gonçalves.
As inscrições serão, desta forma, efetuadas diretamente através dos secretariados diocesanos da pastoral juvenil , podendo ser realizadas em duas modalidades, uma que incluiu inscrição e viagem e outra apenas com a inscrição na JMJ. Recorde-se que, na última e dição deste grande evento mundial da juventude, que se realizou no verão de 2011 em Madrid, a Arquidiocese de Braga levou uma representação significativa.
Segundo o responsável máximo da pastoral juvenil de Braga, «para quem não tiver possibilidades de se deslocar ao Brasil, o departamento da Pastoral Juvenil vai oferecer uma alternativa denominada “Rio in Douro”». Esta iniciativa, organizada pelo departamento congénere da Diocese do Porto, vai realizar-se no Canidelo, Vila Nova de Gaia, nos dias 27 e 28 de julho. Trata-se de um fim-de-semana que pretende congregar os jovens que, por vários motivos, não conseguiram ir às JMJ e que vai ter uma particular ligação ao Rio de Janeiro. A organização tem ao dispor um site (www.rioindouro.org) com informações e inscrições.
Entretanto a Pastoral Juvenil arquidiocesana vai marcar presença no Festival Jota, que decorre este ano no Paul (Covilhã) entre 19 e 21 de julho, e organiza, como já vem sendo hábito, uma peregrinação à aldeia ecuménica de Taizé entre 9 e 19 de agosto.
A próxima etapa, após o Dia Arquidiocesano da Juventude, é o Fátima Jovem, que se realiza nos dias 4 e 5 de maio, e que habitualmente conta com uma grande representação bracarense. Os grupos interessados em participar neste festival de música juvenil devem apressar-se, dado que as inscrições terminam no próximo dia 20 de abril.