11 abril 2013

IDAC em destaque no programa "Ser Igreja" da rádio Sim

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

O Instituto Diocesano de Apoio ao Clero (IDAC) é o destaque do magazine semanal da Arquidiocese de Braga, transmitido esta sexta-feira à noite na Rádio Sim. Em entrevista ao programa “Ser Igreja”, o padre Carlos Vaz referiu que o IDAC «nasceu por vontade

\nO Instituto Diocesano de Apoio ao Clero (IDAC) é o destaque do magazine semanal da Arquidiocese de Braga, transmitido esta sexta-feira à noite na Rádio Sim.
Em entrevista ao programa “Ser Igreja”, o padre Carlos Vaz referiu que o IDAC «nasceu por vontade de D. Jorge Ortiga», para garantir aos sacerdotes idosos «um final de vida tranquilo, acompanhado e feliz», combatendo desta forma a solidão, o isolamento e a falta de apoio ao nivel da saúde e financeiro.
Para o presidente desta instituição arquidiocesana, os principais objetivos do IDAC são «garantir ao clero apoio no seu dia a dia e nas suas dificuldades» e, eventualmente, conceder «subsídios e prestações, sempre que algum sacerdote o necessitar».
Recordando que esta instituição funciona como IPSS para a valência de lar de idosos, o sacerdote lamentou-se pelo facto da casa ter «possibilidade e capacidade para 23 idosos», mas o protocolo com a Segurança Social «permitir apenas 12 vagas».
«A Casa Sacerdotal é a realização mais viva da instituição», garantiu o também capelão da igreja bracarense da Senhora-a-Branca, sublinhando que a residência, inaugurada em 2005, «não é só para sacerdotes idosos e doentes, mas também para sacerdotes no ativo».
Numa entrevista conduzida por Carlos Aguiar Gomes, o padre Carlos Vaz abordou ainda o tema da «diaconia da ternura», expressando que «muitas vezes, uma simples visita e um olhar, é muito mais importante do que a ajuda material».
«Os sacerdotes no ativo, vivendo paredes meias com outros sacerdotes em situação de fragilidade, se vivenciarem esta diaconia da ternura, podem transformar a Casa Sacerdotal na instituição mais prestimosa da diocese», confessou o padre Carlos Vaz, em jeito de desafio.
O capelão da igreja da Senhora-a-Branca deixou ainda um repto aos fiéis da Arquidiocese de Braga, referindo que «uma das ajudas que qualquer pessoa pode dar é o voluntariado».
«Se tivessemos mais voluntários, que nos ajudassem a dar vida à Casa Sacerdotal, melhor cumpriríamos a nossa missão», acrescentou, recordando que as receitas provenientes da cedência das piscinas, frequentadas semanalmente por mais de um milhar de pessoas, pode ser outra fonte de ajuda para as despesas do IDAC.
Recorde-se que a Casa Sacerdotal, inaugurada em março de 2005, tem 46 alojamentos individuais. Vivem atualmente na casa 35 sacerdotes, dos quais 16 já não têm qualquer atividade pastoral.
Esta entrevista pode ser ouvida na íntegra esta sexta-feira, a partir das 23h00, na Rádio Sim (frequência  101.1) ou no canal de vídeos da Arquidiocese de Braga, disponibilizado no seu portal on-line.