12 abril 2013

ARQUIDIOCESE CELEBRA 80 ANOS DA MORTE DE FREI BERNARDO

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

A Arquidiocese de Braga vai assinalar os 80 anos da morte de Frei Bernardo de Vasconcelos, com uma exposição e um colóquio sobre este monge beneditino, natural de S. Romão do Corgo, Celorico de Basto.

Segundo padre Marc Rodrigues, responsável pelo auditório Vita, esta iniciativa pretende «auxiliar a causa de beatificação do Frei Bernardo de Vasconcelos e, ao mesmo tempo, dar a conhecer a sua vida, bem como os seus escritos espirituais».
A exposição, que vai ter lugar no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, decorre a partir de 19 de abril, e intitula-se “Vida de São Bento e seu fiel seguidor Frei Bernardo da Anuntiata”.
Nesse mesmo dia, para além da abertura da exposição vai realizar-se, no vizinho auditório Vita , um colóquio onde serão abordadas várias facetas sobre o servo de Deus, frei Bernardo de Vasconcelos. Esta iniciativa, que tem início marcado para as 18h00, vai contar com a presença do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.
A abertura da sessão vai estar a cargo do padre Luís Marinho, secretário do Conselho Presbiteral, à qual se seguirá uma intervenção do monsenhor Silva Araújo sobre a “Razão da festa - Vida e mensagem de frei Bernardo Vasconcelos”.
A preleção seguinte, intitulada “Memórias de Frei Bernardo na Família do Marvão”, vai ser proferida por Maria Antónia Vasconcelos, sobrinha de Frei Bernardo.
Segue-se uma intervenção do padre beneditino Frei Avelino Martins da Silva, atual diretor do colégio de Lamego, que vai falar acerca da “Vida de S. Bento, vista por S. Gregório Magno”, antecendo uma intervenção de José Alberto Marques, presidente da Associação dos Antigos Alunos do mesmo colégio, sobre “O jovem Bernardo de Vasconcelos, Aluno, modelo exemplar da juventude e Protetor Oficial da Associação do Colégio Beneditino de Lamego”.
Em seguida, o monge beneditino Frei Paulino de Castro profere uma preleção sobre “O Servo de Deus Frei Bernardo de Vasconcelos, ressonâncias da Causa no Secretariado”.
A última intervenção está a cargo do monsenhor Mário Rui de Oliveira, Juiz do Tribunal da Assinatura Apostólica, que vai pronunciar-se sobre a causa de canonização de Frei Bernardo Vasconcelos, da qual é postulador. Entre cada série de intervenções vão ter lugar momentos musicais.
Ao Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, caberá o encerramento desta iniciativa.
Recorde-se que Frei Bernardo de Vasconcelos, natural da Arquidiocese de Braga, foi um poeta místico e monge beneditino  que, apesar de ter falecido com 29 anos de idade, deixou uma importante obra poética e um rasto de santidade. Foi autor de várias obras, entre as quais, “Cântico de Amor”. Faleceu precisamente no dia 19 de abril