19 abril 2013

SAMEIRO CONTINUA ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PELO TELHADO

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

O santuário do Sameiro continua a promoção de iniciativas que visam a angariação de fundos para financiar as obras de restauro do telhado da basílica que, recorde-se, ascende aos 550 mil euros.

A primeira iniciativa agendada para este mês é um jantar de beneméritos, que vai acontecer esta noite, a partir das 20h00, na albergaria do Sameiro.

Segundo o cónego José Paulo Abreu, presidente da confraria do Sameiro, o objetivo destas iniciativas passam por «proporcionar um convívio entre as pessoas que nele participam e manter viva a causa de angariação de fundos pelas obras do telhado da basílica».

Este jantar de beneméritos, que se tem realizado com uma periodicidade mensal, vai contar com a animação musical do cantor João Calheiros, que interpreta principalmente temas dos anos 70.

As inscrições para este jantar já estão disponiveis, podendo ser efetuadas na Casa das Estampas, na Albergaria do Sameiro, ou nos Serviços Centrais da Arquidiocese, situados na rua de S. Domingos. Para mais informações, contactar o telefone 253 603 620 ou o e-mail [email protected].

Integrado no plano de atividades está também o lançamento de um álbum intitulado “Sameiro, fotos e Fé”, no qual estão compilados textos históricos, de teor mariano, fotos e imagens da visita do Papa.

«O DVD está dividido em três partes. A primeira parte contém referências à história do Sameiro e textos ligados à espiritualidade mariana, acompanhada de fotos. A segunda parte, intitulada “outros olhares”, é apenas constituída por imagens. A terceira parte corresponde a um filme da vinda do Papa João Paulo II ao Sameiro em 1982, por especial cedência da RTP», completou o cónego José Paulo.

O lançamento deste álbum, em formato DVD, vai ser feito no próximo dia 26 de abril, pelas 21h30, no auditório Vita, e vai ser acompanhado por um concerto pelo grupo coral de Ponte, paróquia do arciprestado de Guimarães e Vizela. O álbum vai estar disponível a troco de 10 euros.

«Toda a receita da venda reverte a favor do pagamento das obras da basílica», completou o também vigário geral da Arquidiocese, sublinhando que, até ao momento, foram recolhidos apenas 200 mil euros, faltando ainda 250 mil euros para compor o total dispendido.

Celebrações dos 150 anos do santuário

Estas iniciativas integram também as comemorações dos 150 anos do santuário do Sameiro, que se assinalam este ano. O programa preparado para assinalar esta efeméride fica, desde logo, marcado por uma procissão de velas com a imagem principal de Nossa Senhora do Sameiro, pelas ruas da cidade de Braga, a 31 de maio.

Esta cerimónia, que se realiza no dia em que a Igreja celebra a Visitação de Nossa Senhora, vai ter como ponto de partida o rossio da Sé, onde, à chegada da imagem, vão atuar alguns coros da cidade, interpretando temas marianos. Em seguida realiza-se a procissão de velas em direção à igreja do Pópulo.

A imagem de Nossa Senhora vai ficar alojada nesta igreja bracarense até 2 de junho, dia em que se vai realizar a habitual peregrinação arquidiocesana ao Sameiro, que este ano coincide com a solenidade do Corpo de Deus.

O facto da igreja do Pópulo ter sido escolhida como ponto de partida refere-se ao facto da imagem de Nossa Senhora do Sameiro, concebida pelo italiano Eugenio Maocegnali no ano de 1876, ter estado exposta à devoção dos fiéis neste templo da cidade, enquanto eram terminadas as obras da igreja do Sameiro.

«Quando esta imagem veio para Braga, ficou dois anos na igreja do Pópulo, e só depois partiu para o Sameiro em solene procissão», recorda o responsável pela confraria do santuário.

Para além desta procissão, no dia 15 de junho, pelas 21h30, realiza-se um concerto comemorativo dos 150 anos do santuário, que vai contar com a participação já confirmada dos grupos corais Magistrói, Vinhós e S. Joao Batista de Vila do Conde. No final vai ter lugar uma sessão de fogo de artifício.

No dia 16 de junho, pelas 15h30, o programa decorre com uma procissão desde a rotunda do Papa, seguida de uma eucaristia solene na cripta.

«Tenho esperança que seja oferecida uma reliquia do Papa João Paulo II para comemorar esta efeméride», confessou ainda o cónego José Paulo Abreu.

Outro dos objetivos destas comemorações é o restauro da primitiva imagem de Nossa Senhora, colocada no monte Espinho por iniciativa do padre Martinho Pereira da Silva, cuja misteriosa implosão, na noite de 9 de janeiro de 1883, incrementou a devoção mariana neste lugar. Este projeto, contudo, aguarda a generosidade de mecenas para ser realidade ainda em 2013, ano em que se assinalam os 150 anos do santuário.