Arquidiocese de Braga -
10 maio 2013
COMUNICAÇÃO SOCIAL EM DESTAQUE NO "SER IGREJA"
Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social
A presença da Igreja nos meios de comunicação social é o assunto de destaque do magazine semanal da Arquidiocese de Braga, que vai ser transmitido esta noite na Rádio Sim. Para abordar esta temática, são convidados do programa “Ser Igreja” Damião Pereira,
A presença da Igreja nos meios de comunicação social é o assunto de destaque do magazine semanal da Arquidiocese de Braga, que vai ser transmitido esta noite na Rádio Sim.
Para abordar esta temática, são convidados do programa “Ser Igreja” Damião Pereira, diretor do Diário do Minho, e Rui Ferreira, do Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social.
O mote dado para esta entrevista é a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que já vai na 47.ª edição, sendo este ano assinalada a 12 de maio. A temática escolhida para a reflexão deste dia é “Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”.
Confrontado com os danos colaterais provocados pelo crescimento das redes sociais na imprensa escrita, Damião Pereira reconheceu que é «uma exigência presente», garantindo que o Diário do Minho «trabalha todos os dias de modo que possachegar ao leitor com conteúdos que não encontram nos meios on-line».
«Procuramos proporcionar ao leitor uma visão cristã da realidade», acrescentou.
Para o diretor do Diário do Minho, o fundamental da missão do jornal que coordena é «dar notícias que possam servir de exemplo à sociedade», ressaltando que «nem sempre é possível» concretizar este objetivo.
Pronunciando-se também nesta entrevista, Rui Ferreira sublinhou a necessidade da Igreja ter uma «imagem mais acolhedora» e de «ser mais aberta a todos», referindo que, «para muitos jovens», a instituição fundada por Jesus Cristo aparece como «factor de discriminação e não de acolhimento».
Numa entrevista conduzida por Carlos Aguiar Gomes, este membro do Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social apelou ainda aos movimentos, paróquias e arciprestados para que façam chegar ao departamento as notícias e iniciativas mais relevantes que vão decorrendo um pouco por toda a diocese.
Recorde-se que a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única do género a ser instituída pelo Concílio Vaticano II, segundo o decreto “Inter Mirifica”, datado de 1963.
O programa “Ser Igreja”, transmitido todas as sextas-feiras, a partir das 23h00, na Rádio Sim (frequência 101.1), pode ser ouvido no canal de vídeos “you-tube” da Arquidiocese de Braga, ou no seu portal na internet.
Partilhar