Arquidiocese de Braga -
14 maio 2013
RELÍQUIA DE JOÃO PAULO II EM BRAGA
Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social
No passado domingo, um dos momentos mais significativos da celebração arquidiocesana da Família foi a entrega de uma relíquia do Beato João Paulo II à Sé Primaz, por especial cedência da Militia de Sanctae Mariae.
João Paulo II em veneração na catedral
Um dos momentos mais significativos da celebração arquidiocesana do passado domingo ontem foi a entrega de uma relíquia do Beato João Paulo II à Sé Primaz, por especial cedência da Militia de Sanctae Maria (MSM).
Na opinião de Carlos Aguiar Gomes, responsável pela MSM, esta cerimónia «mostra à comunidade que a vida a dois, mau grado as dificuldades, é possível», sendo um «sinal muito positivo» para uma sociedade «que tem sinais ao contrário».
«A entrega da relíquia ao Cabido da Sé de Braga pretende manifestar a prioridade que a Arquidiocese deve ter nas questões da vida e da família», acrescentou, referindo que João Paulo II «pouco tempo antes de morrer terá dito que gostava de ser recordado precisamente como o Papa da vida e da família».
Este momento ficou ainda marcado pela interpretação de um hino a João Paulo II, da autoria de Manuel Faria, composto para a missa que este Papa celebrou em Braga há 31 anos atrás. Recorde-se que o Papa João Paulo II esteve no Sameiro a 15 de maio de 1982, onde dedicou a sua homilia à família como «comunidade insubstituível».
Por coincidência, a ONU veio a declarar o dia 15 de maio como Dia Internacional da Família, em 1994, ou seja, 12 anos depois. Por isso mesmo, no domingo mais próximo de 15 de maio, a Arquidiocese de Braga passou a celebrar o Dia Arquidiocesano da Família.
Partilhar