Arquidiocese de Braga -

17 maio 2013

MOVIMENTOS LAICAIS EM DESTAQUE NO "SER IGREJA"

Fotografia

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

O papel dos leigos e dos movimentos eclesiais laicais na missão da Igreja de Braga é o assunto de destaque do magazine semanal da Arquidiocese de Braga, que vai ser transmitido esta noite na Rádio Sim. Para abordar esta temática, é convidado do programa “

\n00003299

O papel dos leigos e dos movimentos eclesiais laicais na missão da Igreja de Braga é o assunto de destaque do magazine semanal da Arquidiocese de Braga, que vai ser transmitido esta noite na Rádio Sim.

Para abordar esta temática, é convidado do programa “Ser Igreja” o Bispo auxiliar D. António Moiteiro, que afirmou que os leigos «são a vocação por excelência do povo de Deus».

Sublinhando que «quase todos os movimentos laicais têm uma dimensão apostólica», o prelado recordou que os mesmos «não existem para fazer atividades, mas para que os seus membros sejam santos», alertando ainda para o perigo de uma «certa mentalidade sectária».

«A vocação laical é uma vocação eminentemente secular», acrescentou.

Segundo D. António Moiteiro, é essencial não esquecer o «carácter evangelizador» da vocação laical, o que significa «ser testemunha» da ressurreição de Cristo, «não apenas para dentro da Igreja».

«Os leigos devem construir o Reino de Deus nos lugares onde se encontram, ou seja, no trabalho, nos grupos a que pertencem ou no seio das famílias», asseverou.

Segundo o prelado natural da Guarda, o ministério sacerdotal «está ao serviço do povo de Deus e não o contrário» e deve ser desempenhado «sempre numa linha de serviço».

«Este ponto é fundamental», ressaltou, sublinhando que «todos», bispos, padres e leigos, estão «inseridos no povo de Deus».

Numa entrevista conduzida por Carlos Aguiar Gomes, D. António Moiteiro abordou ainda a Semana da Vida, iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa que se encerra este domingo.

Esta iniciativa nasceu em 1994 através da Comissão Episcopal competente para a área da Família, na sequência do apelo lançado em 1991 pelo Papa João Paulo II, na Encíclica O Evangelho da Vida sobre a necessidade de promover celebrações que recordem o valor e a inviolabilidade da vida humana.

O programa “Ser Igreja”, transmitido todas as sextas-feiras, a partir das 23h00, na Rádio Sim (frequência 101.1), pode ser ouvido no canal de vídeos “you-tube” da Arquidiocese de Braga, ou no seu portal na internet.