Arquidiocese de Braga -

18 maio 2013

NOVO PATRIARCA DE LISBOA

Fotografia

Interpelado pela comunicação social, D. Jorge Ortiga felicita D. Manuel Clemente pela sua nomeação como novo Patriarca de Lisboa e elogia a sua vertente cultural, primordial face ao processo da nova-evangelização.

\n

«A nomeação de um Bispo para uma nova Diocese não é razão para qualquer comentário. Acreditamos que o Espírito conduz a Igreja - a notícia acontece em Vigília de Pentecostes - só nos resta a congratulação e a manifestação da unidade episcopal.

Congratulação, pois reconheço em D. Manuel Clemente as qualidades humanas e cristãs para  conduzir o Povo de Deus numa parcela que ele muito bem conhece. Como homem da cultura, conseguirá estabelecer as pontes necessárias com todas as correntes de pensamento, sem deixar de sublinhar a originalidade cristã. A sua perspicácia intelectual permitirá uma verdadeira leitura dos “sinais dos tempos”, gerando uma resposta pastoral adequada, qualitativa e assertiva aos tempos modernos.

A congratulação alia-se à afirmação da unidade eclesial em termos de consciência de quem percorre os mesmos itinerários de vida, em contextos diferentes, através duma sintonia capaz de marcar um ritmo de comunhão autêntica, para uma missão corresponsável. A tarefa da Nova evangelização, numa Igreja que sabe estar num mundo secularizado, continua a ser credível a partir desta unidade, que renovo e confirmo, com a alegria de sermos parte dum Corpo a agir para que a vida seja verdadeiramente humana para todos os portugueses.

Servir um Povo, como síntese da missão da Igreja, só acontece nesta efectiva articulação de energias e afectiva comunhão de sentimentos.

Louvo a Deus e renovo os meus sentimentos de comunhão!», declarou D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga.