Arquidiocese de Braga -
14 junho 2013
ARCIPRESTADO DE VIEIRA DO MINHO EM DESTAQUE "SER IGREJA"
Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social
A visita da imagem de Nossa Senhora da Fé às 22 paróquias do Arciprestado de Vieira do Minho é o destaque do magazine semanal da Arquidiocese de Braga, transmitido esta noite na Rádio Sim.
A visita da imagem de Nossa Senhora da Fé às 22 paróquias do Arciprestado de Vieira do Minho é o destaque do magazine semanal da Arquidiocese de Braga, transmitido esta noite na Rádio Sim.
Para abordar esta temática, os convidados do programa “Ser Igreja” são o padre Alcino Dias da Silva, arcipreste de Vieira do Minho e o padre Nuno Campos, reitor do santuário de Nossa Senhora da Fé.
Recorde-se que a imagem de Nossa Senhora da Fé peregrinou ao longo de seis meses pelas paróquias deste arciprestado. A peregrinação, iniciada no dia 29 de dezembro na paróquia de Eira Vedra, terminou oficialmente no passado domingo, com a realização da peregrinação arciprestal até ao santuário mariano de Cantelães.
Esta iniciativa, que pretendia assinalar o Ano da Fé, foi oportunidade para agendar diversas iniciativas e celebrações. Para além de eucaristias, terços e adorações eucarísticas, decorreram procissões, visitas a doentes e idosos e pregações.
Numa entrevista conduzida por Carlos Aguiar Gomes, o Arcipreste de Vieira do Minho reconheceu que esta iniciativa «superou todas as expetativas», revelando até que «as pessoas se entusiasmaram» com a presença da imagem mariana nas suas comunidades.
«Não é algo para repetir todos os anos, mas periodicamente penso que é uma boa solução pastoral», referiu o padre Alcino Dias da Silva.
Sublinhando que esta peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Fé pelo arciprestado teve como intenção «a celebração do Ano da Fé», o Arcipreste de Vieira do Minho salientou o facto deste ser «o único santuário dedicado a Nossa Senhora da Fé»
«Porque
não colocar esta devoção ao serviço da evangelização do nosso
arciprestado», questionou, recordando que, dentro da Igreja, parece
existir «um certo medo em dizer que Nossa Senhora ultrapassa o
próprio Jesus Cristo no capítulo da devoção».
O programa “Ser
Igreja”, transmitido todas as sextas-feiras, a partir das 23h00, na
Rádio Sim (frequência 101.1), pode ser ouvido no canal de vídeos
“you-tube” da Arquidiocese de Braga, ou no seu portal na
internet.
Partilhar