Arquidiocese de Braga -

28 junho 2013

BRUFE APOSTA EM NOVIDADE MUSICAL

Fotografia

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

A igreja paroquial de S. Martinho de Brufe, no arciprestado de Vila Nova de Famalicão, acolhe, no próximo domingo, a partir das 18h30, um concerto oração com a participação do Grupo Effatha. A iniciativa integra-se nas festas do Santíssimo Sacramento de S

\n

A igreja paroquial de S. Martinho de Brufe, no arciprestado de Vila Nova de Famalicão, acolhe, no próximo domingo, a partir das 18h30, um concerto oração com a participação do Grupo Effatha. A iniciativa integra-se nas festas do Santíssimo Sacramento de São Martinho de Brufe.

Segundo a Confraria do Santíssimo Sacramento, que promove esta iniciativa, este concerto é «uma novidade» que substitui a contratação de bandas de música «muitas vezes dispendiosas» e «com conteúdos musicais nem sempre edificantes».

A organização procurou inovar o programa festivo deste ano, convidando este grupo de música para que, através da música católica, proporcione «momentos de alegria, emoção e reflexão ao público, como determina a típica festa minhota».

«A Igreja sempre desejou e promoveu as festas religiosas, às quais se associaram os programas profanos, mas convém ter presente que temos uma identidade/perfil cristão que nos exige responsabilidade, dignidade e sobriedade na promoção destas festas», refere ainda, em nota, a organização.

De acordo com a organização, neste concerto vai poder ser ouvida música sacra, com retratos polifónicos imitativos e com várias técnicas musicais, nomeadamente o word paiting, o gospel, a voz, a percussão, entre outras.

A entrada é gratuita e todas as pessoas estão convidadas a assistir a este evento.

Recorde-se que o grupo Effatha apresentou recentemente o seu álbum “Chama de Graça”, trabalho discográfico com 10 músicas originais, que convidam à oração.

A composição e a letra é, quase exclusivamente, da autoria de João Abreu, sendo a orquestração da responsabilidade de José Ferreira.

O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, fez questão de se associar à iniciativa. Numa mensagem intitulada “O Amor divino em acordes de harmonia”, o prelado bracarense recorda a cura do surdo-mudo protagonizada por Jesus e recorda a necessidade que a Igreja tem de «poderosos proclamadores».

Este grupo musical, agora batizado de “Effatha”, á formado por leigos provenientes do arciprestado de Guimarães e Vizela, e está disponível para apoiar boas causas eclesiais.