Arquidiocese de Braga -

9 outubro 2013

OUTUBRO MISSIONÁRIO NA ARQUIDIOCESE DE BRAGA

Fotografia

Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social

Uma vez mais, o Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB) promove o Outubro Missionário, conjunto de iniciativas que visam chamar à atenção de todos os cristãos sobre a dimensão missionária da Igreja.

\n

Uma vez mais, o Centro Missionário Arquidiocesano de Braga (CMAB) promove o Outubro Missionário, conjunto de iniciativas que visam chamar à atenção de todos os cristãos sobre a dimensão missionária da Igreja.

Desta forma, no próximo dia 15, pelas 21h00, o Centro Pastoral de Santo António acolhe a iniciativa “Missão na Praça”, uma partilha de testemunhos missionários de pessoas que passaram por diversos continentes.

O Outubro Missionário vai contar ainda com uma vigília missionária, que decorre a 19 de outubro, véspera do Dia Mundial das Missões, pelas 21h00 na igreja Matriz de Barcelos, na qual vai participar o Bispo auxiliar D. António Moiteiro.

Recorde-se que o CMAB foi oficialmente constituído em novembro de 2010, com o objetivo de «promover e coordenar a formação, animação e cooperação missionária de todos os cristãos», estimulando as vocações missionárias.

Dia do Voluntariado Missionário na Apúlia

O programa do Outubro Missionário fica completo com uma ação de sensibilização junto dos seminaristas arquidiocesanos, a decorrer no próximo dia 17 de outubro, e com o Dia do Voluntariado Missionário, que decorre no próximo dia 26 na paróquia da Apúlia, arciprestado de Esposende.

Segundo Marta Vilas Boas, coordenadora do CMAB, esta última iniciativa é uma tentativa de «empreender um diálogo conjunto entre todos aqueles que já viveram uma experiência missionária e tentar que se proporcione realizar outras iniciativas durante o ano».

O programa do dia, que se inicia pelas 10h00, vai contar com momentos de oração, reflexão e com testemunhos de algumas pessoas envolvidas no processo de geminação da paróquia da Apúlia com uma paróquia em Cabo Verde.

Para as 14h30 está prevista a presença de D. António Moiteiro que vem falar sobre “Paróquia e Missão”. O Dia do Voluntariado Missionário encerra-se com uma reflexão do padre Jorge Vilaça subordinada ao tema “Paróquia 552?”, numa alusão ao número total de paróquias da Arquidiocese de Braga. Esta iniciativa está aberta a todos os que foram ou pretendam integrar ações de voluntariado missionário. As inscrições são gratuitas e decorrem até dia 19 através do facebook do CMAB ou pelo email [email protected].