Arquidiocese de Braga -
6 março 2014
CLERO DE BARCELOS REFLETE SOBRE A RECONCILIAÇÃO

O cónego Manuel Joaquim Costa, presidente da Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Sacramentos, orienta, em Barcelos, no próximo dia 12, uma reflexão sobre a Quaresma, suscitando um diálogo sobre o sacramento da Reconciliação e as celebrações penitenciais
O cónego Manuel Joaquim Costa, presidente da Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Sacramentos, orienta, em Barcelos, no próximo dia 12, uma reflexão sobre a Quaresma, suscitando um diálogo sobre o sacramento da Reconciliação e as celebrações penitenciais.
O capitular do Cabido Primacial de Braga faz a sua preleção no Centro Espírito Santo e Missão (CESM), no antigo Seminário da Congregação dos Missionários do Espírito Santo, situado na freguesia da Silva, Barcelos, durante a habitual reunião mensal do clero que trabalha e/ou reside nas 89 paróquias do arciprestado de Barcelos.
Dado o constrangimento de agenda do cónego Manuel Joaquim, o começo da reunião foi antecipado para as 09h15, com o acolhimento e a oração de Laudes, presidida pelo bispo auxiliar de Braga D. António Moiteiro, presença regular nas reuniões do clero barcelense.
Depois da intervenção do cónego Manuel Joaquim e do diálogo que se lhe seguirá, o arcipreste de Barcelos, padre José Gomes da Silva Araújo, pároco de Galegos Santa Maria e S. Martinho, faz os primeiros avisos sobre a Semana Bíblica Arciprestal, festa do Corpo de Deus e centenário de S. Bento.
Depois do intervalo, está previsto que cada coordenador das seis zonas pastorais em que o arciprestado de Barcelos está dividido (Santa Maria Maior, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Facho, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Saúde e Nossa Senhora da Franqueira) avalie a catequese sobre o sacramento da Ordem, realizada, no mesmo dia, nas seis zonas, com a exposição teológica e litúrgica de um sacerdote das zonas e o testemunho de um leigo.
De seguida, os participantes na reunião procurarão responder à pergunta lançada pelo arcipreste na convocatória do encontro: “Como motivar os fiéis para a Semana Bíblica Arciprestal e para iniciarmos a Escola da Fé”»
No fim do almoço, tem lugar a reunião do Conselho Arciprestal de Barcelos.
DM, 6 de Março de 2014
Partilhar