Arquidiocese de Braga -

10 março 2014

PARÓQUIA DA GANDRA APLICA SALDO DE FESTA EM BENEFICIAÇÃO DA IGREJA

Fotografia

Na paróquia de S. Martinho de Gandra, do arciprestado e concelho de Esposende, a comissão da festa em honra do padroeiro do ano passado decidiu aplicar o saldo da festa em obras de beneficiação e conservação da igreja paroquial.

\n

Na paróquia de S. Martinho de Gandra, do arciprestado e concelho de Esposende, a comissão da festa em honra do padroeiro do ano passado decidiu aplicar o saldo da festa em obras de beneficiação e conservação da igreja paroquial, nomeadamente, aplicando um taco novo na capela sul (30 metros quadrados), retoques no soalho em toda a igreja, pintura das paredes interiores, envernizar os tetos de madeira, polir o soalho inteiro e envernizá-lo, retoque do douramento de duas credências e das mísulas da igreja e da sacristia.

Estas obras prolongaram-se por três semanas, durante todo o dia, de segunda a sexta-feira, e, em média, ocupou três homens por dia da comissão de festas, que ofereceram a mão de obra. O saldo aplicado foi de 2.977 euros, a que a comissão acrescentou do seu bolso mais 400 euros. Todo este dinheiro foi aplicado na compra dos materiais.

Segundo fonte da comissão de festas, «as comemorações da festa de S. Martinho, padroeiro da freguesia de Gandra, no ano transato de 2013, realizaram-se com grande contentamento e proporcionaram momentos de confraternização entre os paroquianos, que, assim, puderam fortificar os laços da fé que os une. Tudo isto foi possível devido às iniciativas da comissão de festas eleita para esse ano, que, à semelhança dos anos anteriores, se dedicou a esta causa de forma incondicional e, imbuídos de grande sentido de espiritualidade e fé, conseguiram reunir os fundos necessários para garantir que as comemorações religiosas ao santo padroeiro decorressem com enorme júbilo».

«Para além disso, quem acompanhou as obras bem testemunhou a alegria, a satisfação e o orgulho que eram patentes nos olhares e nas palavras destes homens que despenderam do seu tempo pessoal para levarem a cabo uma iniciativa singular para a paróquia de Gandra», acrescenta a mesma fonte.

A Festa de S. Martinho em Gandra, no ano de 2013, realizou-se em novembro, nos dias 8 (procissão de velas), 10 (procissão) e 11, com Missa solene e magusto à base de castanhas, vinho e caldo de nabos, que, segundo o pároco de Gandra, padre António da Silva Lima, juntou muitos paroquianos e muita gente de fora da paróquia.

A receita da festa de S. Martinho somou a quantia de 18.153 euros, para uma despesa de 15.175 euros. A comissão de festas foi formada por 10 homens, sendo oito os mordomos e mordomas.

DM, 8 de Março de 2014