Arquidiocese de Braga -

17 março 2014

COLÉGIO DAS CALDINHAS LEMBROU S. INÁCIO DE LOYOLA

Fotografia

O cantor Miguel Aráujo, o diretor do Porto Canal, Júlio Magalhães, o comentador João Miguel Tavares e o padre Vasco Pinto de Magalhães foram alguns dos convidados que passaram pelo Colégio das Caldinhas, em Caldas da Saúde, Areias, Santo Tirso, durante a

\n

O cantor Miguel Aráujo, o diretor do Porto Canal, Júlio Magalhães, o comentador João Miguel Tavares e o padre Vasco Pinto de Magalhães foram alguns dos convidados que passaram pelo Colégio das Caldinhas, em Caldas da Saúde, Areias, Santo Tirso, durante a Semana Inaciana, que ontem terminou.

Todos os anos, na semana do dia 12 de março, este Colégio dirigido pelos jesuítas organiza a Semana Inaciana para comemorar o aniversário da declaração de Inácio de Loyola – fundador dos jesuítas – como Santo da Igreja Católica. 

Trata-se, de acordo com os responsáveis pela iniciativa, de «uma ocasião especial para conhecer e aprofundar a identidade dos Colégios da Companhia de Jesus que desejam educar uma forma integral promovendo não apenas excelência académica, mas também na excelência humana formando homens e mulheres prontos para servir os outros e o mundo». 

Este ano, o lema da semana inaciana foi “SJ – Tens companhia”, uma vez que se assinalam os 200 anos da restauração da Companhia de Jesus. 

Das atividades destaca--se a missa de quarta-feira em que se reuniu todo o Colégio. Cerca de 2500 pessoas transformaram o pavilhão daquela escola numa catedral. Depois da missa, os alunos foram  convidados a participar em jogos, conferências, workshops e outras ações formativas, uma das quais o cantor Miguel Araújo. 

Na quinta-feira à tarde, o grupo de Apoio à Pastoral do colégio das Caldinhas promoveu um momento de oração em que participaram cerca de 200 pessoas. À noite teve lugar a conferência “Papa Francisco: quem é este homem que está a mudar o mundo?”, com o objetivo de assinalar o primeiro aniversário da eleição do Papa, na qual intervieram o diretor do Porto Canal, o comentador João Miguel Tavares e o padre jesuíta Vasco Pinto de Magalhães. Partindo de perspetivas diferentes e nem sempre concordantes quanto à análise que fazem do papel do Papa e do impacto mediático, todos destacaram a marca da proximidade como o que distingue o Papa Francisco. 

A Semana Inaciana ficou ainda marcada por um sarau cultural, na sexta à noite, que encheu o auditório Padre António Vieira. Ontem, mais de uma centena de pais, alunos, antigos alunos e educadores do Colégio rumaram a Fátima para uma peregrinação que juntou quase 600 pessoas e assinalou o final da Semana Inaciana. 

DM, 16 de Março de 2014