Arquidiocese de Braga -
11 abril 2014
CÁRITAS DE BRAGA APRESENTAÇÃO EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
A Cáritas Arquidiocese de Braga apresenta uma exposição fotográfica no Museu Pio XII dedicada às situações de pobreza vividas por crianças nos países da União Europeia. A exposição poderá ser visitada entre os 11 e 19 de Abril.
A Cáritas considera que a família é “a primeira célula vital da sociedade” e que as crianças têm o direito a viverem em ambiente de unidade familiar e moral que conduza ao seu desenvolvimento humano e integral.
A crise que afeta muitos países europeus tem um grande impacto nas famílias: 25 milhões de crianças na União Europeia (EU) estão em risco de pobreza ou exclusão social. A Cáritas acredita que todas as crianças têm direito a ver salvaguardados os seus Direitos Humanos fundamentais, independentemente do país onde vivem.
As políticas económicas e sociais, assim como a organização do trabalho, deveriam ser avaliadas pelo impacto que têm no fortalecimento e estabilidade da vida familiar. O futuro das nações está intrinsecamente ligado ao bem-estar das famílias pois a família é a forma mais básica de comunidade humana.
A Cáritas acredita que a família é um lugar natural onde as crianças devem crescer, com confiança e autoestima, e devem ser capazes de se integrar plenamente na sociedade onde vivem.
Combater a pobreza infantil tem de ser uma prioridade da UE e dos seus Estados-membro. Como pilar da sociedade de bem-estar, as famílias merecem um forte apoio. É necessário investir em sociedades mais inclusivas onde as crianças possam realizar todo o seu potencial.
As crianças crescem hoje! Não podem esperar pelo fim da crise!
Esta exposição, e a brochura associada, foram elaboradas com os contributos das Cáritas na Europa. Pretende-se chamar a atenção para os desafios que afetam as famílias e para o escândalo da pobreza infantil.
Esta exposição inclui uma seleção de imagens de um conjunto de organizações-membro da Cáritas em toda a Europa, ilustrando a realidade da vida das crianças e das suas famílias bem como a resposta da Cáritas na ajuda às crianças e suas famílias.
A exposição esteve patente no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e está agora em Braga, entre os dias 11 e 19 de Abril, na Torre Medieval ou Nossa Senhora da Torre do Museu Pio XII.
A Cáritas Arquidiocesana de Braga tem a honra de o(s) convidar a visitar e referida exposição.
Partilhar