Arquidiocese de Braga -

14 abril 2014

BALASAR ASSINALA 10 ANOS DE BEATIFICAÇÃO DE ALEXANDRINA

Fotografia

O Santuário de Alexandrina de Balasar está preparado para assinalar, no próximo dia 25, os 10 anos da beatificação de Alexandrina Maria da Costa, pelo Papa João Paulo II. Trata-se de uma efeméride que é anualmente vivida naquele santuário localizado no ar

\n

O Santuário de Alexandrina de Balasar está preparado para assinalar, no próximo dia 25, os 10 anos da beatificação de Alexandrina Maria da Costa, pelo Papa João Paulo II. 

Trata-se de uma efeméride que é anualmente vivida naquele santuário localizado no arciprestado de Póvoa de Varzim/Vila do Conde mas que, este ano, pela proximidade da beatificação do próprio João Paulo II (no dia 27 de abril) deverá ter um caráter especial de ação de graças.

“Como Alexandrina, Celebrar a Fé” é o tema da peregrinação evocativa da beatificação de Alexandrina de Balasar este ano. 

O programa, enviado pela Fundação ao Diário do Minho, inicia-se no dia 24, às 21h00, com a saudação aos peregrinos e cântico em honra da Beata Alexandrina. 

Segue-se a exibição do documentário: “Alexandrina, Vítima e Heroína do Amor” e a reflexão do tema “religiosidade popular”.

Pelas 23h00 é feira a exposição do Santíssimo Sacramento, com a oração do “Hino ao Sacrário”, a bênção e cântico final em honra da Beata Alexandrina.

O dia 25 de abril inicia-se com uma manhã de louvor em honra da Beata Alexandrina Maria da Costa. Para as 08h00 está previsto o acolhimento aos muitos peregrinos que ali chegam a pé, de autocarro ou em meios próprios, oriundos de todo o país.

A Oração de Laudes inicia-se às 08h30, seguindo-se a apresentação do tema da peregrinação – “Como Alexandrina, celebrar a Fé”.

Às 10h30 é celebrada a tradicional Eucaristia dos Doentes, à qual se sucede a exposição do Santíssimo Sacramento.

A partir das 14h30, está programada uma tarde de louvor a Jesus Cristo, com uma celebração na qual será exposto o tema “Como Alexandrina celebrar a Eucaristia, “O domingo e Sacramentos”.

O Canto de Vésperas e a bênção do Santíssimo decorre a partir das 16h00. 

Para as 17h00 está prevista a Eucaristia da festa, seguindo-se, pelas 18h30, a reposição do documentário: “Alexandrina, Vítima e Heroína do Amor”.

Segundo a Fundação, os temas de reflexão serão feitos pelo sacerdote jesuíta, padre Dário Pedroso.

Os que estiverem impedidos de se deslocarem até Balasar poderão assistir às cerimónias religiosas em direto na internet através do link: http://www.alexandrinadebalasar.com.

DM, 12 de Abril de 2014