Arquidiocese de Braga -

17 abril 2014

CELEBRAÇÕES NA SÉ EVOCAM PAIXÃO DE JESUS

Fotografia

A Igreja lembra hoje, Quinta-feira Santa, o início da Paixão de Jesus Cristo. Pelas 10h00, tem início a Missa Crismal durante a qual são consagrados os Santos Óleos, para serem levados pelos presbíteros para as suas paróquias a fim de servirem para ungir

\n

A Igreja lembra hoje, Quinta-feira Santa, o início da Paixão de Jesus Cristo, comemorando especialmente a instituição do sacerdócio, instituição da Eucaristia, agonia de Jesus e seu julgamento.

Neste dia, embora discretamente, se faz também memória da antiga tradição das “endoenças” (indulgência ou perdão concedidos aos pecados públicos).

Na cidade de Braga, as celebrações do Tríduo Pascal centram-se na Sé Catedral, sob a presidência do Arcebispo D. Jorge Ortiga que se faz acompanhar de todo o clero Arquidiocesano.

Pelas 10h00, tem início a Missa Crismal durante a qual são consagrados os  Santos Óleos, para serem levados pelos presbíteros para as suas paróquias a fim de servirem para ungir os baptizados e os doentes.

De tarde,  a partir das 16h00,  celebra-se o rito do “Lava-Pés”, com D. Jorge a lavar os pés a 12 pessoas que representam os doze Apóstolos, seguindo-se a Missa da Ceia do Senhor.

Terminada a Eucaristia, a assembleia canta a horas de vésperas, enquanto que o Cristo vivo presente na Hóstia consagrada é conduzido em procissão pelas naves da Catedral para um lugar de adoração ( arepresentar o Horto das Oliveiras), onde permanecerá até ser dali retirado, também processionalmente, no dia seguinte, para o sepulcro.

Pelas 22h00, sai a Procissão do Senhor “Ecce Homo”, organizada pela Irmandade da Misericórdia. Esta procissão, que sai e retorna à igreja da Misericórdia, evoca o julgamento de Jesus, ao memso tempo que celebra a misericórdia por Ele ensinada.

Durante a tarde, enquanto os fiéis são convidados a visitarem as sete igrejam que representam as Sete Estações de Roma (Sé Primaz, Misericórdia, Santa Cruz, Terceiros, Salvador, penha e Conceição/Mons. Airosa), os farricocos percorrem a cidade, com as suas ruidodas matracas.

DM, 17 de Abril de 2014