Arquidiocese de Braga -
23 abril 2014
MUSICAL EVOCA VIDA DE JOÃO PAULO II
A Arquidiocese de Braga marcará presença, domingo, na canonização dos Papas João Paulo II e seu antecessor João XXIII com uma delegação de 345 peregrinos. Todavia, em Braga, esta sexta-feira, às 21h00, o Auditório Vita acolhe a estreia de um musical dedic
A Arquidiocese de Braga marcará presença, domingo, na canonização dos Papas João Paulo II e seu antecessor João XXIII com uma delegação de 345 peregrinos. Todavia, em Braga, esta sexta-feira, às 21h00, o Auditório Vita acolhe a estreia de um musical dedicado ao Papa peregrino de Fátima e o único que visitou, até à atualidade, a Igreja de Braga, muito concretamente, o Santuário do Sameiro. Esta é uma oportunidade de todos poderem homenagear S. João Paulo II.
O musical é uma ideia concebida pelo padre Albano de Sousa Nogueira, a trabalhar em várias paróquias do arciprestado de Fafe.
Neste espetáculo vão ser lidos textos do Papa peregrino, mostradas imagens de Karol Wojtyla desde a infância até à morte, fotos e até a voz do Papa João Paulo II.
Envolvendo cerca de duas centenas de pessoas, o espetáculo conta com 20 músicas cantadas e tocadas ao vivo, acompanhadas de coreografias. Nestas participam 6 grupos corais, 9 grupos de jovens e uma banda musical.
«Trata-se de um momento de evangelização diferente do habitual, pela arte, pela música, pela alegria, como tanto pede o Papa Francisco», refere o padre Albano Nogueira ao Diário do Minho.
Os bilhetes para este musical custam 3 euros e destinam-se, segundo o sacerdote, a suportar as despesas inerentes à produção do espetáculo. Podem ser adquiridos no Seminário Menor de Braga e nas livrarias próximas ao Auditório Vita.
Este mesmo espetáculo será reposto, no dia 3 de maio, às 21h00, desta feita, no Pavilhão Multiusos de Fafe.
O padre Albano Nogueira colocou já à venda, nos mesmos locais onde se podem adquirir os ingressos, o CD com músicas (não originais, nem litúrgicas) cantadas por si e que são uma homenagem ao Papa S. João Paulo II e que farão parte do musical.
João Paulo II (Karol Jozef Wojtyla), eleito papa a 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polónia), a 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano, a 02 de abril de 2005.
Os Papas João XXIII e João Paulo II serão proclamados santos pelo Papa Francisco no domingo, numa cerimónia que decorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será concelebrada por cerca de mil cardeais e bispos e mais de 700 sacerdotes.
Para a cerimónia são esperadas 61 delegações oficiais e pelo menos 800 mil peregrinos, segundo números das autoridades de Roma.
O papa emérito Bento XVI foi convidado para a celebração, mas a sua presença ainda não foi confirmada.
O relicário de João Paulo II será o mesmo usado na beatificação e será realizado um igual para João XXIII. Depois da Missa, será possível venerar os túmulos dos dois novos santos.
Canonização de João Paulo II celebrada em festa no Sameiro
A Confraria de Nossa Senhora do Sameiro associa-se à festa da canonização do Papa João Paulo II, organizando, no próximo domingo, dia 27, uma procissão e um momento de veneração da relíquia de S. João Paulo II.
A procissão sairá, às 15h30, de junto da estátua do Papa João Paulo II, sita junto ao Seminário Carmelita, e findará na cripta do Sameiro, pelas 16h30, seguindo-se a habitual Eucaristia, solenizada pelo coro de Nossa Senhora do Sameiro e pelos Arautos do Evangelho.
Terminada a Eucaristia, os fiéis serão convidados a subirem à Basílica, onde se encontra uma relíquia do Papa João Paulo II (uma gota de sangue), ocorrendo aí um momento de oração/veneração da relíquia e uma evocação do Sumo Pontífice, único, até à data, a visitar o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.
A Confraria convida todos os devotos de Nossa Senhora e todos os admiradores de João Paulo II a marcarem presença, assim como a confiarem-se à poderosa intercessão daquele Papa que soube conquistar as simpatias dos bracarenses, dos portugueses e do mundo inteiro.
DM, 23 de Abril de 2014
Partilhar