Arquidiocese de Braga -
30 abril 2014
V. N. FAMALICÃO DESAFIA JOVENS EM ENCONTRO VOCACIONAL
No próximo dia 10 de Maio, sábado, realiza-se em V. N. de Famalicão o Dia Arciprestal dos Movimentos Juvenis. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Arciprestado de V. N. Famalicão, em plena 51ª Semana de Oração pelas Vocações, intitulada de “Bem Abent
No próximo dia 10 de Maio, sábado, realiza-se em V. N. de Famalicão o Dia Arciprestal dos Movimentos Juvenis. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Arciprestado de V. N. Famalicão, em plena 51ª Semana de Oração pelas Vocações, intitulada de “Bem Abenturar-te”, tendo como objectivo despertar os jovens de todo o Arciprestado para a descoberta do sentido vocacional da vida de todo o cristão, chamado a celebrar a Fé da Igreja com alegria e entusiasmo. Este ano, a partir da Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial da Juventude - «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3) -, a equipa organizadora optou pela realização de um conjunto de actividades que promovem o sentido do voluntariado e do serviço, como fonte da verdadeira felicidade entre os jovens.
Logo, este encontro destina-se particularmente aos jovens e adolescentes (aqueles que se encontram em fase de discernimento vocacional), ou seja, aos elementos dos Grupos de Jovens, aos elementos do Corpo Nacional de Escutas (exploradores, pioneiros e caminheiros), à Catequese da adolescência (do 7º ao 10º anos) de todas as comunidades paroquiais do Arciprestado, que neste dia com o seu catequista fazem a catequese no contexto desta actividade, assim como a outros grupos existentes na paróquia, que desejem também participar.
Este encontro tem lugar em V. N. Famalicão, iniciando às 15h00 no Parque da Devesa com um momento de acolhimento, seguindo-se depois um conjunto de diferentes actividades. Estando bom tempo, os jovens de mais tenra idade concentrar-se-ão no Parque da Devesa onde realizarão jogos que os levem a discutir e a entender a importância do voluntariado e da solidariedade. Os restantes serão divididos em grupos: na cantina social confeccionarão o jantar para os sem abrigo com a respectiva distribuição; no centro social de Brufe confeccionarão a sopa para distribuir à noite pelos jovens que participam na actividade e pelas pessoas sinalizadas pelo centro; no Parque da Devesa recolherão e distribuirão bens alimentares e higiénicos que serão posteriormente entregues às várias conferências vicentinas do Arciprestado que, por sua vez, os farão chegar às famílias mais carenciadas.
Depois do jantar partilhado por todos, a actividade termina com um espectáculo / concerto no anfiteatro do Parque da Devesa.
Assim, “esta é uma oportunidade para os jovens do Arciprestado viverem um dia diferente, de partilha e convívio, mas também um dia em que todos se sintam chamados à vocação baptismal do anúncio de Jesus Cristo, isto é, interpelados a viver a bem-aventurança do serviço e da doação ao outro”.
Departamento Arciprestal da Comunicação Social
Partilhar