Arquidiocese de Braga -
2 maio 2014
GRUPO DE MERELIM S. PEDRO EM PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA
Parte oficialmente, no dia 6, pelas 23h00, da igreja paroquial de Merelim S. Pedro, Braga, um grupo de 31 pessoas que vai efetuar a peregrinação a pé ao Santuário de Fátima, com chegada prevista pelas 12h00 do dia 12, informou fonte do grupo em comunicado
Parte oficialmente, no dia 6, pelas 23h00, da igreja paroquial de Merelim S. Pedro, Braga, um grupo de 31 pessoas que vai efetuar a peregrinação a pé ao Santuário de Fátima, com chegada prevista pelas 12h00 do dia 12, informou fonte do grupo em comunicado enviado ao Diário do Minho.
O grupo, constituído por 29 peregrinos e 2 elementos em viatura de apoio, conta com 9 mulheres e 22 homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 72 anos.
Os peregrinos efetuam, contudo, a primeira etapa entre Merelim S. Pedro e a localidade de Muro - Castelo da Maia, seguindo a EN14, amanhã, com saída da igreja paroquial pelas 4h30 e chegada prevista ao Castelo da Maia pelas 14h00, num total de 42 quilómetros.
Após esta etapa, e dada a proximidade de residência, os peregrinos regressam a casa, reiniciando a peregrinação, com a segunda etapa, no dia 6 de maio.
A esta ação religiosa, apoiada pela Comissão Cultural e Junta de Freguesia de Merelim São Pedro e Frossos, associou-se, também, um conjunto de empresas das quais se destacam: Rocha e Silva; Bordados Anjos; AgriDuarte; Domingos Rodrigues da Silva – Arte Sacra; BragaJav; Carteiras e Cintos Nazaré; Decormax; Gasnor; Glicinia; Pastelaria S. Pedro; Jopac; Lusitar; J.P.F. Macedo; Móveis Jacinto; Peixoto Rodrigues; Perfilago; Prodigy; Helpkasa; Solar de Febros Investimentos; Moinhos do Boco – Investimentos; Spaziosport; TCo; Vale e Vale; JOF; Torrefação Bracarense. «A todas estas empresas, o grupo de peregrinos está agradecido pelo contributo, sem o qual, muitos deles não conseguiriam o cumprimento da promessa», refere a mesma nota.
Os treinos, mais ou menos intensos, a que os peregrinos foram sujeitos desde o passado mês de fevereiro, conferiram a robustez física e psicológica necessárias para encararem o desafio «com muita confiança e otimismo», salientam os responsáveis pela organização.
O percurso, de aproximadamente 262 quilómetros, é constituído por sete etapas: Merelim São Pedro – Muro (dias 3 e 4) 42 Km; Muro – Lourosa (6 e 7) 42 Km; Lourosa – Albergaria-a-Velha (7 e 8) 37 Km; Albergaria-a-Velha – Mealhada (8 e 9) 40 Km; Mealhada – Venda Nova (9 e 10) 45 Km; Venda Nova – Barracão (10 e 11) 31 Km; Barracão – Santuário de Fátima (11 e 12) 25 Km.
Através da rede social Facebook, vai ser possível a todos acompanharem o grupo de peregrinos (www.facebook.com/merelimacaminhodefatima2014), já que cada etapa será ilustrada com fotos e com um relato diário.
«O espírito de peregrino é movido pela fé mariana e reforçado pelo espírito de sacrifício de cada um dos elementos, irmanados no mesmo objetivo: cumprir a promessa à Senhora de Fátima», refere o grupo no comunicado. As parcas condições (pernoitar em tenda, em pavilhões desportivos…) fazem reforçar o sentido de entreajuda do grupo ao mesmo tempo que possibilita a todos um necessário desprendimento dos bens materiais. «Assim a oração faz mais sentido», concluem.
Partilhar