Arquidiocese de Braga -
5 maio 2014
PASTORAL UNIVERSITÁRIA EVOCA ESTUDANTES DA UM
A academia universitária da cidade de Braga rezou ontem pelos estudantes que pereceram no acidente ocorrido recentemente, numa celebração eucarística dinamizada pela Pastoral Universitária e que juntou centenas de pessoas na igreja dos Terceiros, na cida
A academia universitária da cidade de Braga rezou ontem pelos estudantes que pereceram no acidente ocorrido recentemente, numa celebração eucarística dinamizada pela Pastoral Universitária e que juntou centenas de pessoas na igreja dos Terceiros, na cidade bracarense.
À «tristeza que se abateu sobre a academia», o celebrante da Eucaristia propôs a «confiança em Deus que nos acompanha e que permanece connosco» e a «esperança que nos é dada pela ressurreição de Jesus».
O padre Eduardo Jorge Duque, responsável pela dinamização da Pastoral Universitária na Arquidiocese de Braga, presidiu à celebração que foi participada por dezenas de jovens estudantes da Universidade do Minho e da Universidade Católica Portuguesa, bem como dezenas de outras pessoas, familiares e amigos dos estudantes que morreram e ficaram feridos com a queda de um muro, no final de abril, junto ao campus universitário da UMinho, em Gualtar.
«Queremos hoje unir as nossa voz e as nossas preces às famílias enlutadas», afirmou o sacerdote.
O celebrante fez um paralelismo entre o sentimento atual de «desalento» com o mesmo sentimento vivido pelos discípulos de Emaús, cujo relato fez parte da liturgia de ontem. E foi com base na leitura do evangelho que o padre Eduardo Duque falou de um Deus que se propõe mas que nos deixa «livres de seguirmos os caminhos que escolhermos». Todavia, «fica sempre connosco e não nos abandona ainda que nos esqueçamos do Seu rosto», garantiu.
A dinamização pastoral católica dos estudantes universitários propõe para os dias 30 para 31 de maio uma Peregrinação Universitária Noturna “Pelos caminhos de S. Bento da Porta Aberta”.
«Ao longo dos tempos, foram muitos os peregrinos de todo o mundo que percorreram, a pé, dezenas de quilómetros em direção ao Santuário de S. Bento da Porta Aberta. Vários caminhos de Fé e de Esperança foram sendo traçados, em consonância com a região de onde provinham os romeiros. É neste espírito de agradecimento, de dádiva, que a Pastoral Universitária da Diocese de Braga convida», lê-se numa nota enviada ao Diário do Minho.
As inscrições devem ser efetuadas via e-mail (com os seguintes dados: nome, universidade, curso, ano, e-mail e telemóvel) para [email protected] até ao dia 23 de maio. Mais informações prestadas após a inscrição.
DM, 5 de Maio de 2014
Partilhar