Arquidiocese de Braga -

7 maio 2014

DIA ARQUIDIOCESANO DA FAMÍLIA

Fotografia

A Pastoral Familiar da Arquidiocese de Braga organiza, no próximo dia 24 de Maio, o Dia Arquidiocesano da Família, com o tema "Solidariedade Familiar".

\n

Mudança! Conversão! Transformação!

Palavras que tantas vezes usamos ou atitudes que tantas outras vezes exigimos!

O Papa Francisco tem estimulado e desafiado a Igreja a sair de si mesma e a ser sinal de mudança no meio deste mundo tão cheio de desgastantes contrastes que descaracterizam e desumanizam a pessoa e o seu ambiente vital: a família. Também aqui é pedida atitude, atenção, cuidado, solicitude, vigilância... Numa palavra: Evangelho.

Estamos, verdadeiramente, a viver uma experiência riquíssima. O tempo presente é novo. Está marcado pelas surpresas constantes e contrastantes. Ora surgem as alegrias e esperanças, ora surgem as tristezas e as angústias. E das primeiras queremos mais, das segundas afastámo-nos e a até as negamos. Mas este é o nosso mundo. É a realidade que estamos a viver no tempo que nos é dado a viver.

Contudo, a equação não pode fazer-se apenas e só com o que vai acontecendo mas, de igual modo, temos que adicionar o “como” e o “com quem nascemos, crescemos e vivemos” este tempo repleto de novidades. Daqui brotam vínculos únicos e irrepetíveis e mais nenhum lugar.  Por isso, perguntamos: com quem nascemos, crescemos e vivemos?

Certamente que a resposta está na família. Ainda que esteja desestruturada ou a passar por momentos de escuridão, a família não deixa de ser a referência da vida de cada homem ou mulher. E tudo isto porque nela estão naturalmente inscritas redes de comunhão e de vida entre esposas e maridos, entre pais e filhos, entre irmãos e irmãs, entre todos os familiares. As famílias tornam-se deste modo células de solidariedade, com deveres mútuos de cooperação, assistência, amparo, ajuda e cuidado.

Os vínculos afetivos de solidariedade criam laços muito fortes de entreajuda e até de interdependência.  Não promovendo o igualitarismo nem a formatação de consciências, mas a harmonização das diferenças no cultivo da liberdade, da justiça e da caridade, a família torna-se no lugar privilegiado da aprendizagem do “como” encaramos e vivemos o tempo presente.

As relações humanas carecem desta aprendizagem solidária que só a família, como lugar ímpar, pode dar. Formar os agentes familiares para a solidariedade é uma exigência do Evangelho!

O Dia Arquidiocesano da Família convida-nos a tomar parte neste processo de evangelização. Não é um capricho de alguns, mas exigência do tempo presente que grita por nós e nos pede uma palavra proativa em torno das preocupações e inquietações atuais.

PROGRAMA

16h30 ­— Acolhimento

17h00 — Painel com D. António Moiteiro (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga); Dr. Bernardino José Torres da Silva (Departamento Arquidiocesano "Comissão Justiça e Paz" - Arquidiocese de Braga) e Dra. Sofia Fernandes - Vereadora da Família da Câmara de Vila Nova de Famalicão

18h30 — Fim do painel

19h15 — Eucaristia presidida pelo sr D. António Moiteiro

20h30 — Jantar (5€ por pessoa)

21h30 — Concerto

LOCAL

Centro Pastoral de Santo Adrião, Rua Álvaro Castelões, 57, 4760-209 - Paróquia de Santo Adrião, Vila Nova de Famalicão

As inscrições podem ser feitas na paróquia respetiva, ao pároco, na Cúria Arquidiocesana. Por email para a Equipa Arquidiocesana da Pastoral Familiar: [email protected] ou Equipa Arciprestal da Pastoral Familiar de VNF: [email protected]