Arquidiocese de Braga -
13 maio 2014
JOVENS DE V. N. FAMALICÃO RE-DESCOBREM ALEGRIA QUE BROTA DA CARIDADE
No passado sábado, dia 10 de Maio, o Arciprestado de V. N. Famalicão promoveu a realização do Dia Arciprestal dos Movimentos Juvenis. Esta iniciativa, realizada em plena 51ª Semana de Oração pelas Vocações, intitulada de “Bem Abenturar-te”, teve como obje
No passado sábado, dia 10 de Maio, o Arciprestado de V. N. Famalicão promoveu a realização do Dia Arciprestal dos Movimentos Juvenis. Esta iniciativa, realizada em plena 51ª Semana de Oração pelas Vocações, intitulada de “Bem Abenturar-te”, teve como objectivo despertar os jovens de todo o Arciprestado para a descoberta da missão de todo o cristão de viver a sua Fé no serviço ao próximo, como fonte da verdadeira felicidade.
Destinando-se particularmente aos jovens e adolescentes, aqueles que se encontram em fase de discernimento vocacional, ou seja, aos elementos dos Grupos de Jovens, aos elementos do Corpo Nacional de Escutas e à Catequese da adolescência, do 7º ao 10º ano, de todas as comunidades paroquiais do Arciprestado, esta actividade envolveu, aproximadamente, 150 pessoas.
O encontro iniciou às 15h00 no Parque da Devesa com um momento de acolhimento, em que foram recolhidos os bens alimentares e higiénicos trazidos pelos jovens participantes. Estes bens foram entregues aos responsáveis das Conferências Vicentinas do Arciprestado, presentes no local, que brevemente os farão chegar às várias Conferências das diferentes paróquias do Arciprestado e que fazem questão de deixar uma nota de agradecimento a todos os jovens participantes, assim como à Equipa da Pastoral Juvenil que promoveu e organizou esta iniciativa.
Depois de divididos em diferentes grupos, os jovens participaram num conjunto de diferentes actividades e jogos, todos eles inspirados na Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial da Juventude - «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu» (Mt 5, 3), que ajudaram os jovens a reflectir e a despertar para a bem-aventurança da caridade e do serviço aos outros, sobretudo para com os mais pobres e desfavorecidos. Ao final da tarde, alguns dos jovens participantes deslocaram-se à cantina social onde confeccionaram o jantar para os sem abrigo, seguindo-se a respectiva distribuição.
Depois do jantar partilhado por todos, e das palavras de agradecimento endereçadas a todos os presentes pelo Arcipreste de V. N. Famalicão, o P.e Paulino Carvalho, e pelo Assistente da Equipa da Pastoral Juvenil, o P.e Nuno Vilas Boas, a actividade terminou com um concerto no anfiteatro do Parque da Devesa. Assim, o P.e Sandro Vasconcelos e a orquestra que o acompanha, deliciaram todos os presentes com as músicas que compõem o seu espectáculo “Olhar-Te”. Esta revelou-se “uma bela forma de terminar uma tarde diferente e de corroborar o que se viveu e aprendeu, assim como de fortalecer a Fé que também se procurou firmar, testemunhar e celebrar ao longo deste dia”.
Departamento Arciprestal da Comunicação Social
Partilhar