Arquidiocese de Braga -
20 maio 2014
D. EURICO: PASTOR EMPENHADO
D. Eurico Dias Nogueira começou a sua atividade sacerdotal como prefeito e professor no Seminário Menor da Figueira da Foz. Daí passou para professor do Seminário Maior de Coimbra, da Escola do Magistério Primário e da Escola Normal Social da mesma cidade
D. Eurico Dias Nogueira começou a sua atividade sacerdotal como prefeito e professor no Seminário Menor da Figueira da Foz. Daí passou para professor do Seminário Maior de Coimbra, da Escola do Magistério Primário e da Escola Normal Social da mesma cidade.
Como sacerdote desempenhou o cargo de assistente de vários organismos da Ação Católica, bem como do Centro Académico da Democracia Cristã (de 1956 a 1963), capelão da Universidade de Coimbra e chefe de redação do semanário “Correio de Coimbra”.
Foi assistente interino da União Católica dos Industriais e Dirigentes do Trabalho (UCIDT) e impulsionador da Semana Nacional do Direito Canónico.
Na Conferência Episcopal Portuguesa foi membro do Conselho Permanente, presidente da Comissão para as Migrações e Turismo, presidente da Comissão para as Missões.
Foi consultor da Comissão Pontifícia para a Pastoral das Migrações e Turismo.
Em 21 de março de 1986 tomou posse do cargo de membro do Senado da Universidade do Minho.
Foi agraciado com o doutoramento “honoris causa” pela Universidade do Minho (17 de fevereiro de 1990), era membro da Academia Portuguesa da História (4 de maio de 1990), Grande Oficial da Ordem Equestre do Santo Sepulcro (3 de março de 1990), Grã-Cruz de Mérito da Ordem de Malta (19 de outubro de 1996).
Foi durante o seu episcopado que nomeou o Tribunal que deu início ao processo de canonização de frei Bernardo de Vasconcelos (4 de julho de 1983). Presidiu à reabertura do processo de canonização de D. Frei Bartolomeu dos Mártires (2 de março de 1989). Instituiu o Tribunal diocesano para colaborar no processo de canonização do fundador da “Obra de Santa Zita” (10 de julho de 1990). Empossou o Tribunal encarregado de organizar o processo de canonização do padre Abílio Gomes Correia (28 de setembro de 1997).
Promoveu a reforma do Calendário Litúrgico próprio de Braga e a publicação dos textos para a Missa e para a Liturgia das Horas.
Erigiu o Instituto Diocesano de Apoio ao Clero (IDAC), em 30 de abril de 1994.
Promoveu a realização do 40.º Sínodo Diocesano de Braga.
Respeitado dentro e fora da Igreja, D. Eurico Dias Nogueira sempre dedicou especial atenção ao Ecumenismo e ao diálogo entre religiões.
Promoveu importantes obras no Seminário de Nossa Senhora da Conceição e a recuperação do Seminário de Santiago.
Preocupado com os jovens, diligenciou na criação do “Projeto Homem”, em Braga (1991), dedicado à recuperação de toxicodependentes.
Em 19 de fevereiro de 1989, criou o Instituto de História e Arte Cristã (IHAC).
DM, 20 de Maio de 2014
Partilhar