Arquidiocese de Braga -

22 maio 2014

D. JORGE DESAFIA IGREJA A PLANTAR SEMENTE DEIXADA POR D. EURICO

Fotografia

Na missa que antecedeu o funeral de D. Eurico Dias Nogueira, o Arcebispo de Braga olhou ainda para o legado que o seu antecessor deixou para as comunidades católicas locais entre 1977 e 1999. Recuando a 1997, D. Jorge Ortiga lembrou o último Sínodo na

\n

Na missa que antecedeu o funeral de D. Eurico Dias Nogueira, o Arcebispo de Braga olhou ainda para o legado que o seu antecessor deixou para as comunidades católicas locais entre 1977 e 1999.

Recuando a 1997, D. Jorge Ortiga lembrou o último Sínodo na Arquidiocese de Braga, em que o arcebispo emérito entregou um «saco de sementes a todos os participantes» do evento.

«Somos portadores dessa semente que ele nos deixou. Uma semente a plantar em cada paróquia, pois a revitalização da diocese passará pela revitalização das suas paróquias», disse na homilia, intitulada “O Advogado do Homem” (epíteto que atribui a D. Eurico).

Segundo o prelado, os sacerdotes e religiosos dos 14 arciprestados aprenderam com D. Eurico que a Arquidiocese é uma «autêntica mãe cujas paróquias são os seus filhos».  Por isso, nesta «grande família» espalhada por mais de 500 paróquias, referiu o Arcebispo, a prioridade são as pessoas, numa lógica de que «quando um filho chora, toda a família chora, quando um filho sofre, toda a família sofre, e quando um filho se alegra, toda a família se alegra».

«Graças a este “Advogado do Homem” nós descobrimos uma nova formulação dum princípio básico do Direito: ubi caritas, Deus ibi est (onde houver amor, Deus está presente)», assinalou D. Jorge na homilia, acrescentando que os cristãos só  conseguem «abarcar o mistério da ressurreição a partir da categoria deste amor, na certeza de que o “amor tudo crê, tudo espera e tudo suporta” (1Cor 13,7) e na convicção de que pela Cruz chegaremos à Luz da Ressurreição».

Papa salienta papel evangelizador de D. Eurico

O Papa Francisco, através de uma mensagem lida pelo Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, expressou à Arquidiocese de Braga bem como aos familiares e a todos quantos conheceram D. Eurico Dias Nogueira os seus sentimentos pela morte do Arcebispo Emérito de Braga.

Para a Santa Sé, o sacerdócio e episcopado de D. Eurico ficaram marcados pela «atenção constante para que a Igreja se pusesse em atitude de disponibilidade e escuta das novas culturas que surjiam, aparecendo ele como homem da Eucaristia e da Palavra de Deus amada e anunciada sempre no respeito pelo interlocutor e com a paixão que caracteriza tanto o estudiosos como, sobretudo, o crente evangelizador».

O Papa Franscisco concedeu a sua bênção a todos quantos choraram a partida de D. Eurico e aos pastores e fiéis presentes na celebração das exéquias.

DM, 22 de Maio de 2014