Arquidiocese de Braga -

26 maio 2014

NOITE UP'S REÚNE 700 ADOLESCENTES

Fotografia

A 8ª edição da Noite Ups - Upa para o Sameiro – conseguiu atingir os objetivos inicialmente propostos pela organização, tendo-se inscrito oficialmente mais de 700 adolescentes. Esta peregrinação noturna juvenil ao santuário do Sameiro, sob o mote “Faithbo

\n

A 8ª edição da Noite Ups - Upa para o Sameiro – conseguiu atingir os objetivos inicialmente propostos pela organização, tendo-se inscrito oficialmente mais de 700 adolescentes.
Esta peregrinação noturna juvenil ao santuário do Sameiro, sob o mote “Faithbook.com #amigos reais”, realizou-se na noite de 23 para 24 de maio, com uma configuração mais criativa e interativa, capaz de provocar algumas questões essenciais da vida de cada jovem. 

Ao longo do percurso foram vários os momentos em que se recriaram situações sociais e/ou pessoais, propondo uma «viagem inédita pelo mundo das relações diárias», disse  Emanuel Machado, presidente do Grupo de Peregrinos.

Segundo o dirigente, a Noite Ups de 2014 lançou diversos desafios a quem ousou participar através de «propostas cristãs radicalmente diferentes» e os participantes «mostraram-se à altura do desafio». «Houve tempo para pensar, refletir, fazer festa, ser-se surpreendido, criar novas amizades e ser-se feliz!», acrescentou.

A noite iniciou-se com a apresentação dos diferentes grupos, provenientes desde Lisboa ao norte do país. Segundo Emanuel Machado, o Evangelho dos discípulos de Emaús foi «dramatizado ao pormenor», não faltando para isso a visualização de diversas encenações. «Tudo isto em clima de festa e partilha tal como os discípulos de Emaús o fizeram depois de terem reconhecido que naquele forasteiro estava Jesus, o Cristo Ressuscitado», descreveu.
A Eucaristia, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, e concelebrada pelos padres dos movimentos implicados na Noite Ups, foi dedicada e sufragada à alma de D. Eurico Dias Nogueira, Bispo emérito da Arquidiocese falecido no dia 19 de maio.
Ainda segundo o presidente do Grupo de Peregrinos,  o ponto mais alto da Noite foi a Festa na Mata em Montariol, onde os jovens «puderam disfrutar do som das músicas “mais batidas” para a sua idade». 

Simultaneamente, foram convidados pela organização a fazer selfies e trocarem contacto com outros jovens «desconhecidos e destemidos na aventura da direta com Deus».
Com este evento, pretendeu-se «interpelar os jovens à vivência sadia e equilibrada das relações sociais e virtuais, apostando na gestão consciente dos meios Web de apoio à comunicação entre amigos».
Numa noita ao Diário do Minho, o Grupo de Peregrinos «reconhece e felicita o apoio de todos os que colaboraram direta e indiretamente com este evento católico/juvenil» e deixa desde o convite a para as próximas atividades como o Hi-God.

DM, 25 de Maio de 2014