Arquidiocese de Braga -
29 maio 2014
IGREJA PROCURA MAIS ESPAÇO NOS MEDIA
A propósito do 48.º Dia Mundial da Comunicação Social, que se assinala no próximo domingo, o Arcebispo de Braga gostava que a Comunicação Social criasse «mais espaço para a vida da Igreja e para vida religiosa». Aos jornalistas, o prelado referiu que a Co
A propósito do 48.º Dia Mundial da Comunicação Social, que se assinala no próximo domingo, o Arcebispo de Braga gostava que a Comunicação Social criasse «mais espaço para a vida da Igreja e para vida religiosa».
Aos jornalistas, o prelado referiu que a Comunicação Social tem a missão de informar, mas também de formar, e por vezes apresenta muito a realidade pintada de negro.
D. Jorge Ortiga espera ainda que na Comunicação Social se promova a «proximidade» de que fala o Papa Francisco na sua mensagem para aquele dia.
A mensagem do Papa Francisco para o 48.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, intitulada “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”, foi apresentada pelo padre Miguel Miranda, do arciprestado de Barcelos
O sacerdote referiu que o Santo Padre recupera nesta mensagem o teor de mensagens anteriores dos Papaa Bento XVI e João Paulo II, quando refere um conjunto de aspetos positivos e negativos decorrentes do uso que se faz dos meios de comunicação social, em geral, e em particular dos meios digitais. Contudo, incorpora este discurso naquilo que tem sido a sua linguagem.
A proximidade que os meios de comunicação são capazes de proporcionar é um dos aspetos positivos assinaldos pelo Papa. A velocidade da informação, o excesso de informação, a influência dos meios de comunicação sobre as escolhas de cada um e o isolamento a que os meios de comunicação social podem submeter as pessoas são os aspetos problemáticos apontados pelo Papa, recordou o padre Miguel Miranda.
Em suma, na sua mensagem, o Papa alerta para o perigo que corremos com a rapidez das comunicações - velocidade que muitas vezes impede a reflexão e o discernimento, e impede uma equilibrada comunicação de si mesmo - , epede uma comunicação que supere a imensa distância que, apesar dos meios de comunicação, ainda separa ricos e pobres.
A Arquidiocese de Braga aproveitou ainda esta conferência de imprensa para apresentar alguns eventos como a peregrinação arquidiocesana à Senhora do Sameiro, no próximo domingo, presidida pelo Arcebispo de Braga. A imagem da Senhora chega esta noite (21h15) à Igreja de S. Victor, seguindo-se uma procissão de velas até à Sé de Braga.
Amanhã tem início, na Catedral, a partir das 21h30, o I Festival de Órgão de Tubos de Braga que compreende cinco concertos a decorrer em várias igrejas do centro da cidade até ao dia 7 de junho.
No âmbito das celebrações dos 500 anos do nascimento de Frei Bartolomeu dos Mártires, tem lugar no Museu Pio XII, no próximo dia 17 de julho, o lançamento de dois selos de correio, que os CTT emitiram a propósito desta efeméride.
Partilhar