Arquidiocese de Braga -

5 junho 2014

CÉLULAS PAROQUIAIS DE EVANGELIZAÇÃO APRESENTADAS EM BARCELOS E ESPOSENDE

Fotografia

O padre Jorge Santos, da diocese de Coimbra e presidente da Associação Nova Evangelização, sedeada em Coimbra, apresenta, na próxima quarta-feira, dia 11, em Barcelos e Esposende, o sistema de células paroquiais de evangelização (CPE) criado na Europa em

\n

O padre Jorge Santos, da diocese de Coimbra e presidente da Associação Nova Evangelização, sedeada em Coimbra, apresenta, na próxima quarta-feira, dia 11, em Barcelos e Esposende, o sistema de células paroquiais de evangelização (CPE) criado na Europa em 1985 e reconhecido pelo Conselho Pontifício para os Leigos em 29 de maio de 2009, em Roma.

«Com a evangelização do “oikos”, segundo a terminologia das células, trata-se de “cada um levar o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos. É a pregação informal que se pode realizar durante uma conversa, e é também a que realiza um missionário quando visita um lar. Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho», escreve o sacerdote conimbricense no prefácio à edição portuguesa do livro “Manual de Base de Formação de Líderes”, da autoria de Piergiorgio Perini.

Na quarta-feira de manhã, pelas 09:50, o P. Jorge Santos fala ao clero do arciprestado de Barcelos, que nesse dia tem a sua habitual reunião mensal, desta feita na sede da associação “Cor Unum”, situada na freguesia de Carapeços, Barcelos. Depois da exposição do sacerdote de Coimbra e do diálogo que se lhe seguirá e depois do intervalo, os presentes na reunião vão refletir sobre a Festa do Corpo de Deus em Barcelos, marcada para as 17:30 do próximo dia 22, vão programar o ano pastoral de 2014-2015 e preparar o arranque em setembro da “Escola da Fé”.

Depois do almoço servido na própria Casa da Nazaré, pertencente à associação “Cor Unum”, reúne o Conselho Arciprestal, que, entre outros assuntos, vai debruçar-se sobre o projeto do programa pastoral da arquidiocese para o próximo ano de pastoral sobre a “Fé Vivida”.

Em Esposende, o P. Jorge Santos fala das CPE, às 15:00, ao clero do arciprestado, que marcou, propositadamente para o dia 11, a sua habitual reunião mensal da primeira terça-feira do mês.

Às 21:00, o presidente da Associação Nova Evangelização fala aos catequistas e membros da direção do Movimento da Mensagem de Fátima da paróquia de S. Bartolomeu do Mar, do arciprestado de Esposende.

Sampaio Viana