Arquidiocese de Braga -
13 junho 2014
PEREGRINAÇÃO DA LAPINHA COMEÇA AMANHÃ
Este ano a programação da Ronda da Lapinha inicia-se mais cedo, avançou Florentino Cardoso ao DM, indicando esperar que domingo Guimarães acolha uma multidão de «40 mil pessoas, no Toural». É já amanhã que Guimarães acolhe o “Círio de Olhalvo a Nossa Senh
Este ano a programação da Ronda da Lapinha inicia-se mais cedo, avançou Florentino Cardoso ao DM, indicando esperar que domingo Guimarães acolha uma multidão de «40 mil pessoas, no Toural». É já amanhã que Guimarães acolhe o “Círio de Olhalvo a Nossa Senhora da Nazaré”, a mais antiga tradição do concelho de Alenquer que conta com mais de 500 anos de realização ininterrupta. Isto, a propósito da visita que a própria Nossa Senhora da Nazaré faz, este ano, à sua “irmã” da Lapinha.
Assim, este sábado, às 17h00, uma delegação de dezenas de pessoas vindas de Olhalvo participarão numa Missa celebrada na igreja de S. Francisco, em Guimarães, e depois farão uma exposição sobre a sua tradição através de diversos meios, inclusive através de uma projeção multimédia, para a qual a Irmandade da Lapinha «convida toda a população», asseverou o seu presidente.
Aliás, aproveitando o ensejo, Florentino Cardoso salienta o «exemplar apoio» que a sua instituição tem recebido da Ordem Terceira de S. Francisco, indicando que o mesmo «garante que a Ronda da Lapinha seja, verdadeiramente, um acontecimento que envolve Guimarães no seu todo».
A chegada da imagem da Senhora da Nazaré a Guimarães acontece às 12h00 de domingo, seguindo-se a celebração de uma Missa, na igreja de S. Francisco.
Antes, às 11h00, o vigário geral da Arquidiocese de Braga, cónego José Paulo Abreu, preside à Missa solene no Santuário da Lapinha, em Calvos, antecedida com a bênção da imagem colocada entre os penedos junto do santuário.
A saída da Ronda da Lapinha está agendada para as 13h00 e a chegada ao Largo de Oliveira, em Guimarães, acontece pelas 16h00. Daí sai em direção ao Toural onde se encontra com a Senhora da Nazaré e é cantado, pelo Neno, o “Clamor ao Papa Francisco” e feito o adeus.
Às autoridades e convidados presentes, a Câmara de Guimarães reservou a varanda da “Domus Municipalis” para assistirem à Ronda da Lapinha, «a meia maratona da fé», como a “batizou” D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz.
DM 13 de Junho de 2014
Partilhar