Arquidiocese de Braga -
2 julho 2014
LOC/MTC DEBATE PENSAMENTO DE ABEL VARZIM
Cerca de centena e meia de pessoas oriundas das dioceses de Braga e Porto participou na conferência realizada, no passado sábado, no auditório de S. Frutuoso, do Seminário Conciliar de Braga, organizada pela Liga Operária Católica – Movimento de trabalhad
Cerca de centena e meia de pessoas oriundas das dioceses de Braga e Porto participou na conferência realizada, no passado sábado, no auditório de S. Frutuoso, do Seminário Conciliar de Braga, organizada pela Liga Operária Católica – Movimento de trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) e integrada nas celebrações nacionais dos nos 50 anos da morte do Padre Abel Varzim.
Em nota publicada na rede social “Facebook”, a LOC/MTC deu conta que os participantes refletiram o tema geral “Pensamento e ação do Padre Abel Varzim no Mundo Laboral”.
A sessão de abertura contou com Albertina Gomes, coordenadora diocesana da LOC/MTC de Braga, José Paixão, coordenador nacional do mesmo Movimento e Isidro Leal, do Fórum Abel Varzim.
Na conferência, coordenada pelo assistente diocesano adjunto da LOC/MTC, diácono José Maria Carneiro Costa, intervieram: Nuno Estevão Ferreira, professor do Centro de Estudos de História Religiosa da UCP (Lisboa), que desenvolveu “O pensamento de Abel Varzim sobre o trabalho, os trabalhadores e a sua intervenção no Mundo Laboral”; Fátima Almeida, ex-coordenadora nacional da LOC/MTC, que apresentou uma comunicação sobre “A ligação do padre Abel Varzim à LOC/MTC e o que isso representou e representa para o Movimento”; por fim, interveio Reinhard Naumann, representante da Fundação Friedrich Ebert (Alemanha) que apresentou uma reflexão sobre “Como relacionar o pensamento do padre Abel Varzim e a sua ação com as dificuldades atuais dos trabalhadores em Portugal e na Europa”.
A sessão de encerramento foi presidida por Albertina Gomes, coordenadora Diocesana da LOC/MTC de Braga e contou com intervenções de Glória Fonseca, vice-coordenadora nacional da LOC/MTC e José Rodrigues, ex-coordenador nacional do mesmo Movimento e representante deste no Fórum Abel Varzim.
No final ficou um apelo ao rejuvenescimento e expansão da Liga Operária Católica – Movimento de trabalhadores Cristãos, como forma de tornar presente o pensamento e ação do Padre Abel Varzim, primeiro Assistente Nacional Eclesiástico da LOC/MTC e oriundo de Cristelo (Barcelos) Arquidiocese de Braga.
As conclusões finais, refere a organização, serão divulgadas mais tarde.
Partilhar