Arquidiocese de Braga -
10 julho 2014
BISPOS E SACERDOTES REUNIDOS EM TORNO A FREI BARTOLOMEU

No dia litúrgico de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, a 18 de julho, realiza-se no Auditório Vita, em Braga, um encontro de sacerdotes com os Bispos das Dioceses de Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança-Miranda, bem como com o Provincial dos Domini
No dia litúrgico de D. Frei Bartolomeu dos Mártires, a 18 de julho, realiza-se no Auditório Vita, em Braga, um encontro de sacerdotes com os Bispos das Dioceses de Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança-Miranda, bem como com o Provincial dos Dominicanos.
Esta assembleia clerical, com início às 10h00, insere-se nas comemorações jubilares dos 500 anos do nascimento daquele Arcebispo de Braga que se iniciaram a 3 de maio e envolvem as dioceses de Braga e Viana do Castelo.
Segundo o Vigário-Geral da Arquidiocese de Braga, trata-se de um encontro «muito importante», porquanto vai ser evocada a memória de Frei Bartolomeu dos Mártires (1514-2014), figura maior da Igreja de Braga, numa «grande assembleia de confraternização e de rejuvenescimento do presbitério».
Diante dos sacerdotes (são esperados mais de 200 das quatro dioceses), os bispos de Braga, Viana, Vila Real e Bragança, vão lembrar e comentar trechos de uma das obras daquele Beato dominicano, “Estímulo dos Pastores”, momento que será intervalado com textos musicais, adiantou o cónego Valdemar Gonçalves.
O programa inclui ainda o lançamento de um livro da autoria do professor Franquelim Neiva Soares sobre as visitas pastorais de Frei Bartolomeu dos Mártires (ao Cabido de Braga Colegiada de Guimarães e paróquias), intitulado “Visitações Pastorais Pessoais”, editado pela Arquidiocese de Braga.
À tarde, às 17h00, em Viana do Castelo, haverá uma «grande celebração» eucaristica junto ao túmulo do Beato, no Convento de S. Domingos, local onde morreu D. Frei Bartolomeu dos Mártires.
Pelas 21h30, nos Claustros do Convento há Quadras Bartolomeanas pelo Centro Dramático de Viana do Castelo e a População de Monserrate.
No dia anterior, às 21h30, no Museu Pio XII, em Braga, terá lugar o lançamento de dois selos produzidos pelos CTT em homenagem ao antigo arcebispo Bracarense.
No âmbito das comemorações, destacam-se ainda a abertura de uma exposição sobre a data da morte do Beato, nos Claustros do Convento de São Domingos, em Viana, no 16 de julho, e um concerto, no mesmo dia e local, às 21h30, pelo Coro VianaVocale da Academia de Música de Viana do Castelo.
Hoje à noite (21h30) inicia-se a novena do Beato Bartolomeu dos Mártires na Igreja de São Domingos.
DM 10 de Junho de 2014
Partilhar