Arquidiocese de Braga -

7 agosto 2014

ESPOSENDE HOMENAGEIA PADRE MANUEL DE FARIA BORDA

Fotografia

A Câmara de Esposende, em colaboração com várias entidades, homenageia hoje, dia 7 de agosto, a título póstumo, o padre Manuel de Faria Borda. O sacerdote, natural de Fão, deixou a sua marca na vida e na cultura do concelho de Esposende, sendo uma figura

\n

A Câmara de Esposende, em colaboração com várias entidades, homenageia hoje, dia 7 de agosto, a título póstumo, o padre Manuel de Faria Borda.

O sacerdote, natural de Fão, deixou a sua marca na vida e na cultura do concelho de Esposende, sendo uma figura incontornável na história da música portuguesa do século XX.

Assim, as comemorações, cujo programa se prolonga até ao final do ano, começam hoje com a inauguração, às 18h00, da exposição “Padre Manuel de Faria Borda: vida e obra, no centenário do seu nascimento”, na Sede da Junta da União de Freguesias de Apúlia e Fão, em Fão.

À inauguração da exposição, coordenada por Elisa Lessa, docente do Departamento de Música da Universidade do Minho e coproduzida por alunos de Ciências Musicais da mesma Universidade, segue-se, às 19h30, a celebração da Eucaristia na igreja matriz de Fão, presidida pelo cónego José Paulo Leite de Abreu, Vigário Geral, contando com a participação do Coro da Vila de Fão, que interpretará obras do padre Faria Borda.

O programa de homenagem, que decorre até dao final do ano, integra outras manifestações, como um encontro de coros, a decorrer na igreja matriz de Fão, no mês de Outubro, um painel evocativo da vida e obra do padre Manuel Faria Borda, que decorrerá em Dezembro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, bem como a apresentação de uma publicação sobre o homenageado e um concerto pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende.

DM 7 de Agosto de 2014