Arquidiocese de Braga -

26 setembro 2014

Beatificação de Paulo VI

Fotografia

DACS

Papa Paulo VI será beatificado a 19 de Outubro. A beatificação adquire um maior valor simbólico já que coincide com o fim do sínodo sobre a família.

\n

O Papa Paulo VI será beatificado no dia 19 de Outubro, no encerramento do sínodo sobre a família, anunciou hoje o Vaticano.

O Papa Francisco presidirá à eucaristia que reunirá, na praça de São Pedro, os cardeais e bispos que terminam na véspera o sínodo, e os fiéis que queiram prestar homenagem a Paulo VI.

Paulo VI (Giovanni Battista Montini) nasceu na região italiana de Brescia, em 1897. Entrou para o seminário em 1916 e foi ordenado sacerdote em 1920. Durante muitos anos, trabalhou na Cúria Romana e foi nomeado secretário de Estado do Vaticano em 1944. Em 1954, o Papa Pio XII nomeou-o Arcebispo de Milão e, quatro anos depois, fê-lo cardeal.

Em 1963, foi eleito Papa, sucedendo a João XXIII. Escolheu o nome de Paulo para indicar que queria espalhar a mensagem de Cristo pelo mundo inteiro. Faleceu em Agosto de 1978.

Foi Paulo VI que concluiu o debate iniciado no pontificado de João XXIII. O Concílio do Vaticano II, que abriu a Igreja ao Mundo, decorreu entre 1962 e 1965 e o Papa Paulo VI esteve à frente da Igreja Católica durante os difíceis 15 anos que se seguiram, de 1963 a 1978.

A sua beatificação pode ser o início do processo para a canonização, após o reconhecimento de um milagre atribuído ao Papa italiano.