Arquidiocese de Braga -

27 outubro 2014

Braga – Pemba: “Quem quer ir longe deve escolher uma companhia”

Fotografia DACS

Arquidiocese de Braga e Diocese de Pemba assinaram hoje Acordo de Cooperação Missionária

\n

Numa cerimónia simbólica e familiar, foi hoje assinado o Acordo de Cooperação Missionária entre a Arquidiocese de Braga e a Diocese de Pemba. 

Foi na Sala do Capítulo, pertencente à Sé Catedral de Braga, que o acontecimento decorreu. D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, e D. Luiz Lisboa, Bispo da Diocese de Pemba, firmaram os primeiros passos para um projecto de cooperação que terá a duração de pelo menos dez anos.

Os termos do acordo foram introduzidos pelo Padre Jorge Vilaça, que referiu que “os irmãos também se escolhem”, apontando a existente relação entre as duas dioceses. Foi também o Padre Vilaça quem referiu que “quem quer andar rápido anda sozinho, mas quem quer ir longe deve escolher uma companhia”.

D. Jorge Ortiga e D. Luiz Lisboa classificaram a assinatura do acordo como um momento “histórico”.


Fotografias: Ana Pinheiro


Falando da necessidade premente de “dar e receber”, o Arcebispo Primaz reafirmou o desejo de “trazer sangue novo à Arquidiocese e, por outro lado, dar algo à diocese de Pemba”.

D. Jorge Ortiga também afirmou ser imprescindível a toda a comunidade cristã “aprofundar a consciência missionaria”, já que viver a fé também significa partir e ajudar além-fronteiras. “Se este é um ano social, o próximo deverá ser um ano missionário”, referiu.

D. Luiz Lisboa, por seu turno, manifestou-se feliz pela ocasião, descrevendo-a como um passo “bonito e significativo”.

O Bispo de Pemba afirmou estar de “portas abertas” para receber qualquer voluntário, sublinhando que a Diocese de Pemba “tem muito para aprender, mas também tem muito para dar”.

Os dois prelados louvaram ainda a criação do Centro Missionário da Arquidiocese de Braga. Sara Poças, coordenadora do projecto de Cooperação, também esteve presidente na cerimónia.

Depois da assinatura do protocolo de hoje haverá ainda um período de auscultação, durante o qual serão seleccionados e formados missionários de ambas as dioceses, para que o projecto possa arrancar o mais brevemente possível.