Arquidiocese de Braga -

2 fevereiro 2015

UCP celebrou Dia Nacional

Fotografia DACS | Fotografia: Avelino Lima

Data foi assinalada com eucaristia presidida por D. Jorge Ortiga na Sé Catedral.

\n

O Arcebispo de Braga, durante a homilia no dia nacional da Universidade Católica Portuguesa (UCP), referiu os jovens universitários e o corpo docente da universidade como possíveis impulsionadores para uma “melhor compreensão da realidade cristológica”. “Alunos e docentes devem ser protagonistas na elaboração de um pensamento teológico” capaz de tocar e transformar a realidade concreta dos nossos concidadãos, sublinhou.

Aludindo à mensagem da reitoria para o Dia Nacional da UCP – com a temática “Alargar horizontes” – D. Jorge Ortiga falou sobre três objectivos: “olhar a realidade nos olhos”, “aprender a amar” e “insuflar a esperança”. De acordo com o Arcebispo Primaz, os três pontos “devem ser acompanhados por toda a comunidade académica e os cristãos têm o direito de os ver e de esperar que sejam concretizados”.

O prelado salientou ainda que “a fé nunca foi nem poderá ser uma experiência de refúgio”. Falando dos inúmeros problemas e pressões que inundam o quotidiano, D. Jorge Ortiga pediu aos presentes e à UCP para não fugirem aos desafios, justificando que é no meio dos enigmas que o cristão experimenta o valor da sua fé.

“Que o dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa alargue os seus horizontes para o coração da sociedade e interpele os cristãos para uma experiência da fé aprofundada, sólida e, particularmente, a incidir na realidade” foi o desejo expresso pelo Arcebispo no final da homilia.

A eucaristia foi celebrada no dia 01 de Fevereiro, na Sé Catedral, pelas 11h30.