Arquidiocese de Braga -
3 fevereiro 2015
D. Jorge Ortiga: O Mundo verá as Obras
Eucaristia assinalou a Abertura do Ano da Vida Consagrada e foi celebrada ontem na Igreja do Carmo.
O Arcebispo de Braga, durante a homilia na Abertura do Ano da Vida Consagrada, recordou os objectivos delineados pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica a serem trabalhados durante este ano, pedindo a todas as comunidades religiosas que os assumam conscientemente de forma a que este ano “signifique algo de novo para todos”.
“Fazer memória agradecida do passado” foi o primeiro objectivo apontado por D. Jorge Ortiga. O prelado defendeu que “regressar ao passado é colocar-se de joelhos e agradecer”, além de ser um exercício que permite às comunidades revestirem-se de “verdadeiros compromissos de santidade”.
O segundo objectivo passa por “abraçar o futuro com esperança”, proposta que o Arcebispo abordou com esperança, sublinhando que as comunidades devem deixar-se orientar por “uma perspectiva de Reino de Deus que acontecerá”.
“Viver o presente com paixão” foi o último ponto abordado. D. Jorge Ortiga frisou que é necessário colocar paixão em tudo aquilo que se faz, não deixando lugar a “adormecimentos e resignação”.
A homilia foi proferida ontem, dia 02 de Fevereiro, na Igreja do Carmo, pelas 18h30.
Download de Ficheiros
Homilia
Partilhar