Arquidiocese de Braga -

6 fevereiro 2015

Comissão Nacional Justiça e Paz apela ao diálogo inter-religioso

Fotografia DACS

Comunicado surge depois dos ataques terroristas em Paris e na Nigéria.

\n

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) emitiu, no passado dia 03 de Fevereiro, um comunicado a propósito dos recentes ataques terroristas em Paris e na Nigéria.

De acordo com a CNJP, o comunicado tem como objectivo realçar a convicção de que “o diálogo entre diferentes culturas e religiões se torna ainda mais importante, benéfico e urgente”. A conversação é apontada como “o mais potente antídoto contra o terrorismo de matriz fundamentalista”.

A nota publicada sublinha que não podem confundir-se “expressões marginais de fanatismo extremista” com o “sentir da maioria dos muçulmanos”, a quem também repugna o terrorismo e a instrumentalização da sua fé para o justificar.

A CNJP apela ainda a que se esqueça o passado de discórdias entre Cristãos e Muçulmanos, já que o conflito de civilizações do passado não tem, obrigatoriamente, que reproduzir-se no futuro.

O comunicado fala ainda da liberdade de expressão, “um valor precioso das sociedades livres e democráticas” que não deve ser confundido com provocações gratuitas e ofensas aos sentimentos religiosos de outras pessoas.

A Comissão termina a nota afirmando que o diálogo inter-religioso supõe o combate à pobreza e exclusão social, a rejeição da violência, a liberdade do debate de ideias e o respeito pelos sentimentos religiosos dos outros.

Pode aceder ao documento completo aqui.