Arquidiocese de Braga -
6 fevereiro 2015
D. Francisco Senra Coelho: “jovens são as flores da Igreja”
Visita pastoral a Terroso, entre os dias 30 de Janeiro e 02 de Fevereiro, incluiu passagem pelas instituições sociais, celebração da Santa Unção e Confirmação.
O Bispo auxiliar visitou entre os dias 30 de Janeiro e 02 de Fevereiro a paróquia de Terroso. No dia 01 de Fevereiro quase setenta jovens foram crismados. Para celebrar a ocasião, o adro da Igreja Paroquial foi adornado com sete fitas coloridas, representativas dos dons do Espírito. Também a porta de entrada foi ornada com verdes e flores, cada uma representando um crismando, o que levou D. Francisco a afirmar que “os jovens são as flores da Igreja”.
Durante a celebração, o prelado falou das vocações, da vida consagrada e do matrimónio. Os coros de Terroso animaram a festa. Antes da cerimónia, já os jovens tinham surpreendido D. Francisco com um pequeno Flash Mob, junto à capela do Divino Salvador, como forma de saudação ao bispo auxiliar.
O prelado iniciou a visita pastoral no dia 30 de Janeiro, pelas 10h00. Foi recebido no adro da Capela de Santo António pelos membros do Conselho Económico, pela Direcção do Centro Social, por alguns paroquianos e pelo Pároco António Pedro Campos Amorim. Antes de entrar no Centro Social, esteve em oração e recolhimento na Capela de Santo António. Ao entrar no Centro Social Paroquial de Terroso, foi ovacionado por um coro de crianças e idosos, utentes da Instituição. Nesse momento realizou-se a Consagração das crianças à Nossa Senhora das Candeias e a Bênção de todos os presentes, cerimónia que todos os anos acontece na véspera das festividades em honra da padroeira da instituição.
De seguida, e após saudar todos os presentes, reuniu com o corpo técnico e demais elementos da direcção do Centro, ficando a par de toda a obra social ali alimentada, cujas respostas sociais incluem a creche, o jardim de infância, o ATL, o centro de dia, o apoio domiciliário e o lar de idosos. D. Francisco deu o seu testemunho, falando da sua experiência à frente de uma instituição do género que dirigiu na Arquidiocese de Évora.
Durante a manhã, visitou ainda outras instituições sociais, como a Casa Maior (Lar de Terceira Idade), a Casa do Regaço (centro de acolhimento de crianças e jovens em risco) e o Mapadi (movimento de apoio de pais e amigos ao diminuído intelectual). Após o almoço com o pessoal e idosos do Centro Social, o Bispo auxiliar visitou ainda todos os locais de culto que têm vindo a ser requalificados e conservados pela comunidade paroquial.
A tarde prosseguiu com a celebração da Santa Unção, no Salão de Santo António, com a presença de idosos e doentes da paróquia e do Centro Social. O sacramento foi administrado a todos os doentes e pessoas com idade superior a 65 anos que assim o desejaram. Ao fim da tarde, o prelado reuniu-se com o Conselho Pastoral, onde se inteirou da dinâmica da paróquia e dos movimentos presentes e activos em Terroso. D. Francisco elogiou o trabalho feito e apontou novas ideias e caminhos para que a nossa fé seja cada vez mais vivida.
A visita pastoral terminou no dia 02 de Fevereiro, dia em que se celebrou a festa de Nossa Senhora das Candeias. Após a tradicional procissão de velas, em que quatro cruzes saíram de quatro pontos diferentes da paróquia, D. Francisco presidiu à celebração da Eucaristia em honra da padroeira de Terroso. O Bispo auxiliar partilhou assim, mais um momento com a comunidade paroquial e surpreendeu a assembleia quando cantou a “Capella” com um tom alentejano, um cântico à Senhora das Candeias.
No final da Eucaristia, a comunidade paroquial ofereceu a D. Francisco uma imagem de Nossa Senhora da Candeias, em prata, como forma de agradecimento pela visita pastoral. Antes de terminar a visita, o Bispo auxiliar ainda se disponibilizou para tomar o pequeno-almoço com os catequistas responsáveis pelos jovens que foram crismados e para visitar dois doentes acamados no seu domicílio.
Partilhar