Arquidiocese de Braga -

12 fevereiro 2015

Semana Santa quer ser a mais importante da Península Ibérica

Fotografia Luísa Teresa Ribeiro / DM | Fotografia: Avelino Lima

Turismo do Norte reivindica apoio para solenidades de Braga.

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A Semana Santa de Braga quer afirmar-se como o evento da quadra pascal «mais importante» de toda a Península Ibérica, tendo potencial para conquistar novos mercados internacionais.

A meta foi traçada, ontem, pelo presidente da Câmara de Braga, na apresentação do programa das Solenidades da Quaresma e Semana Santa, que decorre entre 18 de fevereiro e 5 de abril, com um orçamento de 180 mil euros.

Ricardo Rio defendeu que a Semana Santa é «o ícone turístico da cidade de Braga», afirmando-se como «um ativo económico incontornável», para além de ser «a expressão da religiosidade» da comunidade local.

«É importante que todos assumamos a responsabilidade, no futuro, de colocar este evento não apenas como um ativo importante para Braga, mas como aquilo que ele pode ser, que é porventura o evento na quadra pascal mais importante de toda a Península Ibérica», afirmou.

O autarca considerou que é necessário congregar esforços para que este «evento de referência para Braga, para a região e para o país» mostre a sua «capacidade para gerar uma atratividade que vai muito para além das fronteiras da vizinha Galiza, dos povos de língua portuguesa, nomeadamente o Brasil, ou de Itália».

O edil adiantou que a autarquia já está a usar a diplomacia económica para, através dos vários corpos diplomáticos presentes em Portugal, conseguir chegar aos operadores de mercados «menos clássicos», onde o cunho religioso desta realização é um fator importante na captação de novos públicos.

O autarca apontou o sudeste asiático – com «uma fortíssima comunidade católica –, o mercado norte-americano, canadiano e da América Latina como destinos que não têm sido considerados como prioritários para o «conjunto do país», mas que devem ser valorizados por Braga e pelo eixo do turismo religioso. «Uma pequena parcela das migrações turísticas desses povos são números muito consideráveis para a nossa realidade», afirmou.

Evento consolidado no mercado ibérico

O representante da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal afirmou que a Semana Santa de Braga «está consolidada no mercado português e espanhol, que representa dois terços dos turistas que procuram a cidade durante esta realização.

Marco Sousa defendeu a necessidade de «diversificar os mercados», assegurando que a Entidade Regional tem feito tudo o que está ao seu alcance para promover esta iniciativa, uma vez que considera que o turismo religioso é uma área «estratégica». Esta instituição vai aumentar o valor do apoio a atribuir à edição deste ano.

Em representação de Melchior Moreira, este dirigente lembrou, no entanto, que a competência da Entidade Regional está limitada à promoção turística em Portugal e em Espanha. 

Marco Sousa declarou que, «apesar das insistências e démarches», não tem havido apoio nacional para «o expoente máximo do turismo religioso».  

Esta estrutura reclama, por isso, «mais apoios a nível do Governo central e da promoção nos mercados externos». «Chegou a hora de darmos o salto para outros mercados», disse.